O que faz um cirurgião bucomaxilofacial?
março 29, 2022Não é de hoje que pessoas famosas e bem de vida decidem fazer a tal da harmonização facial. Visando alcançar sorrisos mais bonitos, essa tem sido uma tendência que cresce cada dia mais. Agora, não só para figuras públicas, o procedimento está passando por um público muito mais abrangente nos dias atuais. Mas, você sabe como se dá a harmonização facial e qual profissional é especialista na área?
É comum pensarmos que o dentista trata somente dos dentes; contudo, não é bem assim. O profissional responsável por esse procedimento é o cirurgião bucomaxilofacial, e é sobre esse profissional que iremos conversar. Quem é, o que faz e quando procurá-lo.
Quem é o cirurgião bucomaxilofacial?
A odontologia é uma área que engloba uma série de especialidades. Atualmente, existem 22 reconhecidas, incluindo ortodontia, estomatologia e entre outros. Hoje, vamos tratar de um profissional em específico que só conhece quem já precisou – o cirurgião bucomaxilofacial.
Para se identificar como tal especialista, é necessário que o profissional tenha cursado os 5 anos de Odontologia, além de realizar uma residência ou especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Por fim, ele pode exercer seus serviços em clínicas e/ou em ambientes hospitalares.
O que ele pode fazer ?
O especialista na área é responsável por estudar, diagnosticar e tratar de doenças localizadas na boca, maxilar ou face, como já indicado em seu nome. O profissional é capacitado para realizar procedimentos, como:
Cirurgias ortognáticas: Recorridas quando o paciente precisa corrigir deformidades dento-faciais, tratando, assim, a posição da maxila. Quando o uso de aparelhos dentários não são o suficiente para garantir a harmonia da área bucal, é comum e recomendável procurar por um especialista bucomaxilo.
Cirurgias bucais: Procedimentos como extração de sisos, implantes dentários, cirurgias na gengiva, cirurgias pré-protéticas e outros tratamentos na área orofacial.
Tratamentos na ATM: A ATM, articulação temporomandibular. Nela, podem ocorrer diversas disfunções como estalos e dificuldade ao abrir e fechar a boca, além de movimentos reduzidos e fissuras. Tudo isso pode ser tratado com um especialista bucomaxilofacial.
Harmonização orofacial: Técnica de preenchimento facial, promove a harmonia e o alinhamento dos ângulos da face. Teoricamente, traz mais beleza pelo fato de ser um procedimento estético. Podem ser modificados pontos como o queixo, a mandíbula, os lábios e as “maçãs” do rosto. Todas são áreas que o cirurgião bucomaxilo opera.
Quando procurá-lo ?
Indica-se procurar por um cirurgião bucomaxilofacial em casos de:
- Disfunções na mandíbula, mordida torta e dificuldade ao abrir e fechar a boca
- Queixo muito para frente ou para trás
- Queixo pequeno
- Dores na cavidade oral
- Desarmonia facial
- Bruxismo
- Dentes inclusos
- Traumatismo facial
- Fraturas de origem dentária
- Dores de cabeça frequentes
- Mandíbula retraída ou protraída
Com o desenvolvimento das tecnologias e softwares, o cirurgião tem melhor e mais seguro planejamento e previsão de resultado. Dessa forma, o processo cirúrgico se faz muito mais seguro e confiável. Agora, você já sabe quem é, o que faz e quando procurar o especialista, tendo em vista que seus procedimentos são 100% seguros e confiáveis.
Caso você se encontre em alguma das situações listadas acima, procure um profissional para orientação e solução assertiva e eficaz para suas dores.
Quem somos ?
Atenção: nenhuma das informações confirmam o diagnóstico do paciente ou substituem uma consulta presencial!
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.
Erica Jin - Doctoralia.com.brComentários
clinicajin
05/01/2024SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera
Lindynês Leite Peres
05/01/2024Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.
Aniclecia Bernardo Souza
26/02/2023Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor
Erica Alice
08/12/2022Polana Caniço A
Eliana Porto silva
25/01/2022Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto
Angela Gonsalves Feitosa
06/12/2021Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso