A DTM pode ser apenas a ponta do Iceberg!

setembro 29, 2022

Quando falamos que algo é a apenas a ponta do iceberg, queremos dizer que tem muito mais por trás a ser revelado e esse “termo” se aplica a DTM de forma mais cotidiano e comum do que você pensa! Confira!

A DTM

A DTM é um problema na articulação temporomandibular, tratado por dentistas experientes no assunto ou especializados. Esse problema na articulação pode ser originado por diversas causas e revelar muito sobre a saúde emocional e mental do paciente, além de gerar consigo sintomas nada agradáveis.

A Disfunção Temporomandibular ou DTM, é um mal posicionamento, sobrecarga e distúrbio na ATM ou também chamada de articulção temporomandibular, articulção essa que, liga o crânio ao maxilar e é uma das mais complexas do corpo humano, por ser responsável por funções como mastigação, fala, movimentos em geral que necessitam de fechamento e abertura da boca. Os desgastes na articulação temporomandibular e nos músculos adjacentes, por sua vez, podem gerar problemas posturais. Isso acontece porque os músculos desta região passam a modificar seu posicionamento no corpo. Por isso, é muito importante realizar o tratamento assim que surgirem os sintomas.

Esse mal posicionamento da ATM pode trazer consigo alguns sintomas que levamos como “comuns” durante nosso cotidiano ou “casuais”, mas na verdade, esses sintomas podem ser uma DTM que deve ser tratada. Os sintomas mais comuns para DTM são dores de cabeça/enxaquecas, estalos da mandíbula, peuqenos desconfortos na região, pode também causar edemas faciais, dores atrás dos olhos e até dores no pescoço em casos mais agravados ou não tratados com seriedade. Também pode casuar zumbidos no ouvido. São sintomas que de acordo com O Guia da Academia Americana de Dor Orofacial, 40 a 75% da população apresentam algum sinal de DTM e que 33% apresentam algum sintoma, sendo o mais frequente a dor, principalmente localizada nos músculos da mastigação e na região pré-auricular.

Levamos por muitas vezes esses sintomas como cotidianos, mas há sempre a possibilidade de ser uma DTM, por isso é importante consultar com dentistas especialistas e experientes no assunto de tempos em tempos.

A principal forma de diagnosticar a DTM é por meio da avaliação do dentista. É ele quem vai realizar a anamnese, ou seja, investigar o histórico do paciente. Além disso, este especialista pode realizar os exames de toque necessários para verificar a presença de alterações na ATM.

Não existe um tratamento específico para DTM, o que podemos afirmar é que em casos mais graves provavelmente o paciente será encaminhado a um cirurgião bucomaxilofacial e que apenas após um diagonstico feito por um especialista é possível tratar a DTM com maior eficácia e segurança, visando evitar piora do quadro.

Agora fica a pergunta, qual a causa da DTM?

A parte de baixo do Iceberg

A DTM é uma doença multifatorial, ou seja, pode ser causada por muitos fatores, fatores estes que, estão mais presentes em nosso cotidiano do que pensamos.

A DTM também pode ser causada por hábitos diários prejudiciais à ATM, chamados hábitos prejudiciais. Como o nome indica, esses hábitos podem prejudicar nossa ATM, seja forçando-a, tensionando-a ou até mesmo acostumando-a ao posicionamento errado. Estes hábitos nocivos incluem bruxismo, mastigar itens como canetas, mastigação incorreta, hábito de roer unhas e até mesmo dormir de bruços.

Ao perceber esses hábitos todos os dias, você pode evitá-los gradualmente e reduzir suas chances de desenvolver DTM. Todas essas mudanças começam com a atenção aos pequenos detalhes da vida cotidiana, e é importante manter a mandíbula livre de pressão constante.

Há também problemas estruturais, como acidentes e golpes faciais, que podem levar à DTM. Deformidades faciais e doenças reumáticas podem ser incluídas nesta categoria.

Existem também problemas emocionais que podem levar à DTM, como estresse, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo oral e até depressão. Esses problemas emocionais podem levar a uma tensão não saudável da mandíbula para a ATM. Eles também podem fazer com que o ATM desenvolva alguns hábitos prejudiciais, como roer as unhas.

Dizemos que a DTM é apenas a ponta do iceberg pois ela pode ser um indicador de um possível estresse gerado por um burnout no trabalho, sintoma de um relacionamento desgatado, desapontamentos com alguma situação e assim vai a lista, com uma infinidade de possibilidades. Caso seja causada por problemas emocionais, o paciente estará sofrendo na sua área da saúde emocional e também “corporal”. Por vezes, dependendo da anamnese feita pelo dentista, o paciente é recomendado a tratar a DTM com um dentista em conjunto com um psicólogo.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso