Como é Possível Resolver Problemas de Mordida Com Cirurgia Ortognática?
junho 6, 2021Você sabe o que faz um Cirurgião Bucomaxilofacial? Esta especialidade da Odontologia é utilizada quando alguém apresenta problemas graves de mordida (oclusão). Estes problemas podem estar associados ao desenvolvimento incorreto dos ossos da face. O grau de manifestação pode ser leve, moderado ou até grave. Em alguns casos é necessária a realização da cirurgia ortognática para restabelecer o padrão facial do paciente.
Nos casos leves, o que mais incomoda é a mordida incorreta enquanto nos casos mais graves o problema é a aparência do rosto.
Um dos principais fatores decorrentes destas deformidades causadas pelos dentes são os transtornos psicológicos no paciente. Isso porque desde a infância a criança pode sofrer com apelidos desagradáveis.
Problemas dento-faciais mais comuns
Entre os principais problemas causados pela mordida incorreta estão:
* Excesso mandibular (parte inferior) ou deficiência maxilar (parte superior);
* Excesso ósseo vertical da maxila, o que projeta os dentes superiores para frente;
* Deficiência no crescimento da mandíbula, o que faz com que o queixo fique “pequeno”.
Na idade adulta, há aqueles que se adaptam a situação e outros que não convivem bem com o problema. Por isso o acompanhamento deve começar desde criança com um especialista em Odontopediatria.
Feito o diagnóstico correto, o dentista pode indicar o melhor tratamento para cada caso. Em algumas situações, a cirurgia ortognática é recomendada.
Em geral o tratamento completo tem a duração em torno de 2 anos e é dividido em fases:
- 1 a 3 meses: avaliação e decisão do plano de tratamento;
- 6 meses a 1 ano e meio: preparo Ortodôntico para a cirurgia;
- 3 a 6 horas: cirurgia ortognática;
- 6 meses: ortodontia pós-operatória.
Quando a cirurgia ortognática é recomendada?
Os casos em que geralmente é recomendada a intervenção cirúrgica são:
1 – MANDÍBULA PEQUENA OU RETROGNATISMO
Uma mandíbula pequena pode causar problemas de mastigação e o queixo pode parecer muito retraído. Os dentes inferiores estarão para trás e haverá um espaço entre as arcadas. Isso dificulta fechar os lábios em repouso.
A dificuldade respiratória noturna, mais comuns nos homens e obesos, de meia idade, poderá ter como agravante o retrognatismo (queixo pequeno). Isso porque a língua fica também posicionada para trás, obstruindo a passagem do ar quando dormimos.
2 –SORRISO GENGIVAL E MORDIDA ABERTA
Caso a maxila seja muito longa no sentido vertical, provavelmente o paciente mostrará a gengiva ao sorrir. Também não conseguirá encostar os lábios sem forçá-los e poderá ter o céu da boca profundo.
Se acontecer de não haver contato entre os dentes superiores e inferiores quando morde, aí teremos a chamada mordida aberta.
3 – ASSIMETRIA FACIAL
Ocorre quando os ossos maxilares crescem mais de um lado que de outro e a face fica assimétrica. A mastigação poderá ser desajeitada e o rosto parecerá torto.
4 – PROGNATISMO
Quando os dentes inferiores posicionam-se à frente dos superiores, mastigar será um tanto difícil. O queixo também estará proeminente em relação à face. Neste caso, o problema poderá ser um excesso horizontal da mandíbula, deficiência horizontal da maxila, ou ambos.
Graças à tecnologia, podemos fazer o planejamento virtual e a construção dos guias cirúrgicos. As tomografias computadorizadas e o escaneamento dos dentes também marcam esta nova fase da cirurgia ortognática. Por isso, para cada caso existe um tratamento específico para devolver a autoestima e qualidade de vida do paciente.
Os benefícios da cirurgia ortognática
O Cirurgião BucoMaxiloFacial fará a análise de todo o histórico do paciente e de seus exames.
Antes de a cirurgia acontecer de verdade, ela é simulada em laboratório com a ajuda do computador e de aparelhos. Tudo isso ajuda a reproduzir a posição da arcada dentária nas 3 dimensões do espaço. É a chamada cirurgia de modelos. Deste trabalho é que o cirurgião obtém o guia cirúrgico que posicionará as estruturas faciais no lugar correto.
Este planejamento também pode ser executado todo virtualmente e através de guias 3D em laboratório especializado.
Geralmente a cirurgia bi-maxilar (superior e inferior) oferece os melhores resultados estéticos e funcionais. Inclusive permite o tratamento dos casos mais graves de assimetria facial.
Caso seja necessária a utilização de placas e parafusos de titânio eles ficarão implantados no tecido ósseo. O organismo não irá rejeitá-los pois este é um material que permite crescimento ósseo na sua proximidade.
Somente o cirurgião dentista especialista em Ortognática será capaz de dizer se o paciente precisa ou não desse tipo de procedimento.
Se você precisa de um cirurgião especialista em Ortognática agende uma consulta na Clínica Jin!
**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.
Comentários
clinicajin
05/01/2024SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera
Lindynês Leite Peres
05/01/2024Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.
Aniclecia Bernardo Souza
26/02/2023Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor
Erica Alice
08/12/2022Polana Caniço A
Eliana Porto silva
25/01/2022Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto
Angela Gonsalves Feitosa
06/12/2021Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso
Deixe um comentário