Clareamento Dental
O clareamento dental é um procedimento químico realizado pelo dentista para clarear a cor dos dentes. O agente clareador penetra na dentina, camada interna do dente, para devolver ao esmalte a sua cor natural.
Antes do tratamento, porém, o dentista deve tratar possíveis problemas como cáries, gengivite ou periodontite. Isso é fundamental para que o clareamento dental seja mais eficaz e não gere sensibilidade nos dentes.
Como funciona o procedimento de clareamento dental?
Neste tratamento o dentista faz inicialmente uma limpeza superficial do dente para eliminar a placa bacteriana visível. Após isso, o agente clareador é aplicado e deve agir por algumas horas para penetrar no dente. O número de aplicações varia de acordo com cada paciente.
O tratamento também pode ser feito com laser. Neste caso, a gengiva deve ser protegida durante o tratamento para que o clareador atinja apenas os dentes. No caso do laser, a sessão deve ser repetida de acordo com a avaliação do dentista.
Em algumas situações o dentista pode orientar o paciente para fazer o clareamento, ou parte do tratamento clareador, em casa. Para isso, é indicado o uso de alguns produtos em um tempo adequado. Mesmo neste processo o acompanhamento do dentista é fundamental para que o tratamento seja feito de maneira correta.
Cuidados importantes com o procedimento
Ainda que o clareamento dental precise atingir todos os dentes deve haver um cuidado especial para cada um deles. Isso significa que cada dente deve receber uma quantidade de produto adequada para que todos atinjam a cor desejada de maneira uniforme. Por isso, o clareamento dental é um procedimento que deve ser realizado em consultório com acompanhamento do dentista.
Existem na internet diversas receitas caseiras para clarear o dente com bicarbonato de sódio, água oxigenada, etc. No entanto, fazer qualquer procedimento clareador em casa pode colocar em risco a estrutura dentária.
Clareamento dental ou lente de contato?
Muita gente tem dúvidas se deve fazer um clareamento ou aplicar lente de contato no dente. As lentes de contato são peças ultrafinas de cerâmica que encobrem a parte frontal do dente deixando-o muito mais branco.
Já o clareamento dental não serve para deixar os dentes absolutamente brancos, mas sim devolver a sua cor original. Antes de realizar o procedimento o dentista apresenta ao paciente uma cartela de cores. Aí o paciente deve verificar junto com o dentista a cor que mais se aproxima dos seus dentes naturais, que geralmente não são absolutamente brancos. A cor ideal varia de acordo com o tom de pele e a própria tonalidade do dente, que pode ir dos amarelos para os tons acinzentados.
No entanto, apenas o dentista junto com o paciente pode definir o melhor tipo de tratamento. Isso porque nem sempre o paciente pode utilizar lentes de contato. Isso vale especialmente para quem apresenta fraturas ou manchas muito escuras no dente.
Vale lembrar que após a realização do clareamento é muito importante tomar cuidado para que os dentes não voltem a amarelar. Um destes cuidados é em relação a alimentação. Alguns alimentos como vinho tinto, café e molhos de tomate devem ser evitados.
Para realizar um clareamento dental de qualidade agende sua consulta na Clínica Jin.
**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.