Crises de enxaqueca: Qual a relação com a DTM ?

fevereiro 7, 2022

Quem já sofreu com uma crise de enxaqueca sabe o quanto essa comorbidade pode incapacita-lo no dia a dia. As dores intensas podem variar de quatro a 72 horas, causando no paciente enjoos, vômitos, intolerância à claridade e à ruídos.

Tal problema pode interferir no nosso trabalho, lazer e descanso, e está mais presente entre nós do que imaginamos. Segundo a sociedade brasileira de cefaleia (SBC), aproximadamente 30 milhões de brasileiros sofrem com enxaquecas, sendo 75% mulheres.

O que são crises de enxaqueca ?

A enxaqueca pode ser definida como uma dor intensa, dolorosa e latejante localizada nas laterais da cabeça, perto da região dos olhos. Uma crise de enxaqueca ocorre quando essa dor não se encerra em pouco tempo, pelo contrário, dura mais de 4 horas, trazendo grande desconforto à pessoa.

Essas dores intensas da enxaqueca não tem impacto apenas nas laterais, podem refletir em todas as estruturas ao redor da cabeça, em específico nos músculos da mastigação que usamos tanto, na nuca e na face.

As crises de enxaqueca quando alcançam a ATM, os músculos da mastigação, nos atrapalham a comer, dormir, bocejar, rir e trazem aflição em qualquer movimento feito com essa parte do corpo.

O que causa a enxaqueca ?

Há muitos casos em que a enxaqueca desenvolvida por fatores genéticos, ou seja, passada de pai para filho. No entanto, há outros gatilhos que podem impulsionar um quadro de enxaqueca. A seguir, acompanhe algumas das possíveis causas:

  • Dormir mal: Não ter um horário definido para dormir pode ser algo prejudicial à nossa saúde. Quando dormimos pouco, ou mal, causamos no sistema nervoso uma sensibilidade à dor maior, o que gera as dores intensas. Ao longo do tempo, isso se torna um ciclo, por dormir mal, temos a enxaqueca; e por ter a enxaqueca, dormimos mal.
  • Estresse: O estresse em demasia numa pessoa, causa tensão nos músculos do ombro e pescoço, e gera alterações hormonais que podem impulsionar a enxaqueca à quem já esta predisposto.
  • Alimentação: Alimentos congelados, processados, queijos e chocolates se consumidos em excesso, podem aumentar a chance de enxaqueca em quem já tem histórico familiar com a doença.
  • Álcool: O consumo de bebidas alcoólicas também pode ser um gatilho para a enxaqueca. A dor se desencadeia devido o álcool dilatar os vasos sanguíneos do cérebro, o que causa a famosa ressaca.
  • Clima: Temperaturas extremas, muito frio ou muito calor, podem aumentar as crises de pessoas sensíveis. Lugares onde devido a poluição há chumbo, monóxido de carbono e enxofre no ar, também são prejudiciais à pessoas com enxaqueca.
  • Sensibilidade: Também há pessoas que são mais sensíveis à luz, sons e cheiros. Essas pessoas quando expostas a tais situações, apresentam certa intolerância e o seu corpo reagem através da enxaqueca.
  • Jejum: Jejuns prolongados pode diminuir os níveis de açúcar no corpo, deixando a pessoa fraca e desencadeando as dores intensas.
  • Hormônios: De acordo com pesquisas, 20% das mulheres convivem com a enxaqueca. Por causa dos hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual, elas têm que suportar dores intensas, cólicas e enxaquecas.

Relação da enxaqueca e da DTM

A DTM, disfunção temporomandibular, é a disfunção na articulação que liga a mandíbula com o resto do crânio. Tal disfunção, é incapaz de gerar diretamente a enxaqueca como muitos pensam, entretanto, pode agravar a condição do paciente e aumentar seriamente as dores.

Pode-se considerar que as pessoas que sofrem com a enxaqueca têm certa predisposição à desenvolver uma DTM. Contudo, a DTM, só consegue aumentar a intensidade e a frequência dos ataques, não criá-los.

Vale ressaltar, se você estiver sofrendo com frequentes ataques de enxaqueca, esteja atendo aos outros sintomas da DTM, pois, tal sinal pode apontar para uma disfunção na ATM.

Sintomas da DTM

Esteja atento aos sintomas a seguir, caso você apresente mais de um, procure um profissional capaz de diagnosticá-lo e encaminha-lo a um cirurgião dentista. O tratamento tardio da DTM, pode piorar sua condição e trazer sintomas mais graves, então, leia com atenção:

  • Dores nos músculos do maxilar;
  • Dores de cabeça;
  • Dores dos dentes;
  • Estresse;
  • Cansaço;
  • Dificuldade ao abrir a boca e
  • Estalos na mandíbula.

Além desses, existem outros sintomas que podem acarretar uma DTM. Fique atento se você não sofreu nenhuma pancada na área da ATM, maxilares e mandíbula, pois, uma fratura também pode causar a disfunção e intensificar as enxaquecas.

Quem somos ?

Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:

Atenção: nenhuma das informações confirmam o diagnóstico do paciente ou substituem uma consulta presencial!

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

Sair da versão mobile