Clinica Jin - Dor na ATM (DTM) ou Dor na Articulação Temporomandibular (DTM)

ATM e DTM - A DIFERENÇA ENTRE UM E O OUTRO E A POSSÍVEL CAUSA DA SUA ENXAQUECA CRÔNICA

A ATM é a nossa Articulação TemporoMandibular, ou melhor todos nos temos uma Articulação TemporoMandibular, pórem as pessoas confundem a ATM com a DTM.

Dor de cabeça, enxaqueca, dor atrás dos olhos, dor no pescoço, dor no ouvido… Se você tem algum desses sintomas é possível que você tenha DTM - Disfunção TemporoMandibular.
Por isso vamos falar aqui sobre o que é e como tratar essa doença que atinge até 90% da população.

A nossa cabeça é formada pelo crânio e pela mandíbula e existe um lugar onde essas duas partes se encaixam e esse lugar do encaixe é chamado de articulação temporomandibular (ATM), se essa articulação por algum motivo estiver numa má posição os problemas começam.

Para mais informações entre em contato ou assista o a explicação completa.

WhatsApp agende sua consulta
*Não Aceitamos Convênios

Depoimentos

Proximo Voltar
WhatsApp agende sua consulta
*Não Aceitamos Convênios

A CAUSA DA DTM PODEM SER MUITAS

A DTM é uma doença multifatorial, ou seja, são vários fatores envolvidos no seu surgimento. Podemos dividir estes fatores em três categorias:

Hábitos Nocivos

Bruxismo
Mastigar objetos como canetas
Mastigação incorreta
Roer unhas

Problemas Estruturais

Mal formação
Pancada no rosto
Acidentes
Doenças reumáticas

Problemas Emocionais

Estresse
Ansiedade
Depressão
TOC bocal

A DTM pode possuir diversos fatores, ou seja, o mais comum é que ocorra uma combinação dessas causas.

A Clínica Jin é especializada no tratamento da DTM.
Caso você tenha algum sintoma desta distensão agende sua consulta conosco.

WhatsApp agende sua consulta *Não Aceitamos Convênios

COMPLICAÇÕES DA DTM

Além de todo o desconforto causado pela dor orofacial a DTM pode gerar complicações. Uma delas é a dificuldade ou impossibilidade de abrir e fechar a boca. Outra complicação possível é o desgaste e degeneração da ATM.

Os desgastes na articulação temporomandibular e nos músculos adjacentes, por sua vez, podem gerar problemas posturais. Isso acontece porque os músculos desta região passam a modificar seu posicionamento no corpo. Por isso, é muito importante realizar o tratamento assim que surgirem os sintomas.

A principal forma de diagnosticar a DTM é por meio da avaliação do dentista. É ele quem vai realizar a anamnese, ou seja, investigar o histórico do paciente. Além disso, este especialista pode realizar os exames de toque necessários para verificar a presença de alterações na ATM.

A partir disso, o dentista pode propor um tratamento para controlar a dor e devolver ao paciente funções que estavam comprometidas. Além, de prevenir a piora do quadro.

COMO É POSSÍVEL SABER SE TENHO DTM?

Muita gente tem DTM e nem sabe. Isso porque a disfunção gera sintomas que nem sempre são relacionados com a região bucal.

Vale lembrar que o principal deles é a dor de cabeça. Quem sofre de DTM pode ter dores de cabeça frequentes ou enxaquecas sem sequer saber o motivo. Porém, é importante observar outros sintomas como dores musculares, dor de dente e dor na nuca. Também são comuns o barulho ao abrir e fechar a boca e a dor durante a mastigação. Quanto antes for detectado o problema, maiores são as chances de evitar complicações.

E isso vale tanto para adultos quanto para crianças, já que elas também podem sofrer com a DTM. Por isso, os pais devem ficar atentos e levar os filhos ao dentista sempre que notarem hábitos ruins como o de ranger os dentes.

**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

CONHEÇA A CLÍNICA JIN

WhatsApp agende sua consulta
*Não Aceitamos Convênios

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO NA CLÍNICA JIN

DTM é uma das especialidades da Clínica Jin, toda estrutura da nossa clínica é voltada para fazer um atendimento personalizado e único para cada pessoa e o diagnóstico é feito através de perguntas e exames com um processo específico e individualizado.

O objetivo é identificar a causa exata da dor e como a DTM é um problema multifatorial essa causa pode ser mais de uma.

O nosso foco é realizar o atendimento buscando entender cada pessoa para passar segurança no atendimento, essa segurança é passada com a explicação detalhada tanto do problema quanto do tratamento que será realizado

Porque a Clínica Jin é mais que uma clínica, aqui nós expressamos nosso talento de cuidar de pessoas para trazer em evidência o brilho de cada um

O quanto antes é realizado o diagnóstico mais rápido e efetivo será o tratamento, portanto se tiver alguns dos sintomas apresentados entre em contato para uma avaliação WhatsApp agende sua consulta *Não Aceitamos Convênios

avaliações de pacientes