Clinica Jin - DTM: DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

DTM: DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

DTM é a sigla de Disfunção Temporomandibular. Isso significa uma falha na articulação temporomandibular (ATM), que liga nosso maxilar ao crânio. A ATM é responsável por diversos movimentos importantes como abrir e fechar a boca, falar e mastigar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Dor Orofacial 80% da população americana sofre com este problema. No Brasil, as estimativas não são diferentes. Diversas pessoas sofrem com um dos principais sintomas da DTM: a dor de cabeça e a enxaqueca.

Veja também o Depoimento dos pacientes:

Sintomas da DTM

Nem todas as pessoas desconfiam que a causa de sua enxaqueca pode ter a ver com a DTM. Além deste sintoma, o paciente pode sentir:

* Dor de ouvido;

* Zumbido no ouvido;

* Cansaço na mandíbula ao acordar;

* Dor ao mastigar alimentos;

* Dificuldade para abrir ou fechar a boca;

* Sensação de cansaço e fadiga muscular na região maxilar;

* Estalos ao abrir e fechar a boca;

* Dores na cervical;

* Enxaquecas constantes.

A DTM afeta homens e mulheres geralmente dos 18 aos 60 anos. No entanto, crianças e adolescentes também podem desenvolver esta disfunção.

Veja outros depoimentos dos pacientes:

Origem do problema

A DTM é uma doença multifatorial, ou seja, não há uma causa única para o seu surgimento. No entanto, alguns fatores estão diretamente relacionados com ela. Um destes fatores é a ansiedade. Pessoas agitadas, que têm dificuldade para dormir, geralmente são propensas a desenvolverem a DTM. Isso acontece principalmente porque a tensão faz com que a pessoa trave os dentes. Esse movimento com o passar do tempo causa um desgaste na região maxilar.

Outro hábito associado a ansiedade e que pode causar DTM é o bruxismo. Bruxismo é o ato involuntário de ranger os dentes durante a noite. Muitas vezes a pessoa nem desconfia que sofre com esse distúrbio. No entanto, além da DTM o bruxismo pode causar desgaste nos dentes e até mesmo sua quebra.

Além de questões psicológicas a DTM pode estar associada a problemas genéticos na ATM ou a mordida errada. Há ainda alguns fatores de risco para seu surgimento. São hábitos como roer unhas, mastigar chicletes, morder a bochecha e apoiar as mãos no maxilar.A

Afinal Qual a Diferença de ATM e DTM?

A ATM é a abreviação de Articulação Temporomandibular, que está localizada entre a mandíbula e o crânio. Portanto todo mundo possui ATM. Essa articulação é composta de duas partes. Cada uma se localiza na região anterior à orelha. A ATM tem relação com os músculos da face, da cabeça e do pescoço. Desta forma, ajuda na realização dos movimentos, como o de abrir e fechar a boca. Esta articulação também auxilia o processo da fala e da mastigação.

A DTM significa Disfunção Temporomandibular, ou seja, é uma distensão na ATM. A DTM pode ser caracterizada pelo meio da presença de dor orofacial, ou seja, na mandíbula e no maxilar. Além disso, grande parte dos pacientes apresentam dor de cabeça. A DTM, portanto, é a principal causa de dores crônicas na face e na cabeça.Outros sintomas associados a ela são dores de ouvido, estalos e dores musculares. Qualquer pessoa pode ter a distensão, mas o problema é mais comum em mulheres adultas.

Tipos de DTM

Para auxiliar no seu tratamento a Odontologia divide a DTM em três principais tipos:

* DTM Muscular: ocorre quando os músculos mastigatórios são prejudicados. O paciente geralmente sente dor ao mastigar alimentos.

* DTM Articular: ocorre quando há um deslocamento de disco. O paciente geralmente tem dificuldade para abrir ou fechar a boca.

* DTM Mista: O paciente tem sintomas associados tanto com a DTM Muscular quanto com a Articular.

Veja outros depoimentos dos pacientes:

Quem é responsável pelo tratamento de DTM?

Para tratar a DTM o paciente deve procurar um dentista especializado neste tipo de tratamento. O profissional deve fazer um levantamento de toda a sintomatologia do paciente para descobrir as causas da sua DTM. Além disso, a Profissional pode se solicitar exames clínicos como a ressonância magnética ou a tomografia para auxiliar no diagnóstico.

A ATM é uma articulação complexa composta de ossos, cartilagem e músculos. Portanto, é muito importante procurar um profissional que tenha conhecimento técnico para lidar com suas disfunções.

Principais tratamentos da DTM

* Placa Miorrelaxante

A Placa Miorrelaxante é um dos tratamentos mais eficazes para a DTM. Esse tipo de tratamento consiste na elaboração de uma placa de acrílico que imita as estruturas anatômicas da mordida do paciente. A placa é de estrutura rígida e fica presa aos dentes superiores. Recomenda-se seu uso o dia todo e principalmente durante a noite. A placa miorrelaxante ajuda a promover maior relaxamento bucal, evitando movimentos de pressão que prejudicam a ATM. Por isso, ela é indicada para o tratamento de dores associadas a DTM. Entre essas dores estão a enxaqueca, dor na nuca e a dor muscular. Além disso, a placa ajuda a prevenir outros danos nos dentes, como o desgaste e a quebra. É importante ter alguns cuidados ao confeccionar a placa miorrelaxante. Ela deve ser fina, lisa e permitir que a mordida ocorra o mais naturalmente possível.

* Cirurgia de ATM

Em casos mais graves, nos quais o paciente não obtém sucesso com as placas miorrelaxantes a cirurgia pode ser indicada. A cirurgia para tratar a DTM é chamada artroscopia. Esta técnica é pouco invasiva e consiste na inserção de uma cânula que permite deslocar a ATM, porem o diagnostico é
confirmado somente após a consulta.

Conheça a Clínica Jin e agende uma consulta com nossos profissionais!

**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Experiências

DR. RAFAEL NUNES