Endocardite Bacteriana: Qual a Relação Com a Saúde Bucal?

setembro 4, 2021

A endocardite bacteriana é uma infecção no endocárdio, revestimento interno do coração. Quando não tratada a doença pode causar sérios problemas nas válvulas coronárias e provocar até mesmo um infarto. Afinal, o que isso tem a ver com a saúde bucal?

A relação entre a saúde bucal e o organismo

Nosso organismo funciona como um sistema em que cada parte cumpre um papel fundamental. Por isso, tudo o que acontece dentro da nossa boca pode afetar outros órgãos do corpo. É o que ocorre quando as bactérias na região bucal se desequilibram.

Quando a placa bacteriana cresce diversas infecções podem acometer a cavidade bucal. A mais comum é a cárie dentária e a gengivite, inflamação na gengiva. Quando não tratadas essas doenças podem evoluir e atingir tecidos cada vez mais profundos. Ou seja, uma gengivite não tratada evolui para um quadro de periodontite.

A periodontite, que é uma inflamação dos tecidos que sustentam o dente, pode levar a uma queda deste dente. Além disso, as bactérias podem se aprofundar no corpo e atingir até outros órgãos, incluindo o coração. É aí que podemos incluir a endocardite bacteriana, uma doença que começa na boca.

A endocardite bacteriana: da cavidade bucal para o coração

Afinal, como as bactérias chegam da boca para o coração? Este processo infeccioso ocorre quando as bactérias passam para a corrente sanguínea. A partir daí, elas podem se instalar em qualquer órgão do corpo humano. Essa passagem bacteriana acontece tanto por conta de uma gengivite não curada quanto por um procedimento cirúrgico na região bucal.

A endocardite em si ocorre quando o paciente já apresenta algum tipo de dano nos tecidos que envolvem o coração. Isso pode acontecer tanto por conta de doenças congênitas quanto adquiridas. Nessas situações as bactérias encontram força para se desenvolverem, causando a endocardite.

Quando a doença se instala o paciente pode sofrer alguns sintomas como dor nos músculos e articulações, febre, cansaço, perda de peso, tosse persistente, etc.

O tratamento é fundamental para que não ocorra uma piora da infecção o que pode levar até mesmo a um infarto. Geralmente isso é feito com o uso de um ou mais antibióticos associados durante um período de pelo menos quatro semanas.

Como prevenir a doença?

Para evitar este tipo de problema não tem nenhum segredo. Uma boa escovação e o uso do fio dental ajuda a controlar o crescimento da placa bacteriana. Além disso, a visita regular ao dentista é fundamental para prevenir qualquer tipo de doença na região bucal.

Dor de dente, dentes sensíveis e gengiva inflamada podem ser sinais de inflamações bacterianas. Caso você tenha algum destes sintomas é fundamental procurar por um periodontista. É este o responsável pelo cuidado dos tecidos que sustentam os dentes.

Caso você tenha algum tipo de lesão na boca como manchas ou ulcerações vermelhas consulte um estomatologista. Este profissional é indicado para tratar qualquer tipo de lesão e doença bucal. Seu cuidado é fundamental para evitar complicações e prevenir problemas mais graves.

Na Clínica Jin temos os melhores profissionais da área de odontologia para cuidar da sua saúde bucal. Agende uma consulta conosco!


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso