Minha Dor de Dente Pode ser DTM?

A dor de dente é um dos principais problemas que leva uma pessoa ao consultório odontológico. A sua causa nem sempre tem a ver com alguma inflamação no dente. Em muitos casos, a dor de dente é causada pela DTM, a disfunção temporomandibular. Saber a causa da dor de dente é muito importante para que o tratamento seja realmente eficaz. Veja como saber se a origem da dor de dente tem a ver com a DTM.

Quais são as principais causas da dor de dente?

As principais causas da dor de dente são inflamações e infecções nas partes internas do dente. Estes problemas são gerados principalmente pela cárie dentária. Outras doenças comuns que causam dor de dente são a gengivite e a periodontite. A dor também pode surgir por conta da retração gengival, ou seja, diminuição da gengiva.

Além disso, a dor pode ser causada por motivos secundários, ou seja, não tem a ver com o dente em si. É o caso da dor de dente associada à DTM ou à sinusite.

Como saber se a dor de dente é causada pela DTM?

Veja o relato da paciente sobre a descoberta da DTM:

Um dos sintomas mais comuns da DTM é a dor de dente. Isso acontece porque a DTM é uma inflamação na articulação ATM, que liga nossa mandíbula ao crânio. Como essa articulação é localizada na mandíbula, qualquer problema que a atinge pode causar dor dentária. Ter o conhecimento disso é fundamental para que o diagnóstico correto seja feito. Assim, é possível evitar tratamentos ineficazes e desnecessários que não atuam na origem do problema.

Para saber se a dor tem a ver com DTM o dentista deve realizar alguns exames, incluindo a anamnese. A anamnese é um conjunto de perguntas e análise feitas pelo dentista sobre alguns hábitos de vida e sintomas do paciente. É um recurso fundamental no diagnóstico da DTM. Além disso, o dentista deve realizar exames de palpação para avaliar de onde vem a dor e para onde se irradia.

Fora os exames realizados em consultório, há alguns indícios de que o paciente possa sofrer com a DTM. Além da dor de dente existem outros sintomas associados. Os principais são:

Como curar a dor de dente causada pela DTM?

O tratamento para este tipo de dor é diferente daquela causada por um problema dentário. No caso da dor de dente comum o dentista investiga a causa e faz o tratamento específico, como o canal. No caso da DTM é preciso um tratamento multifatorial. Isso pode incluir o uso de placa miorrelaxante, relaxantes musculares, terapia, entre outros.

Quem somos?

Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:

Atenção: nenhuma das informações confirmam o diagnóstico do paciente ou substituem uma consulta presencial!

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.