O Que é a Cirurgia Ortognática ?

Todos nós conhecemos alguém que tem o queixo muito pra frente ou pra trás, ou se não, alguém que tem certa desarmonia nos ossos do rosto. Pode parecer que esse problema não tem solução, mas pelo contrário, a cirurgia ortognática serve justamente para tratar desse problema.

Tal procedimento tem como objetivo, ajustar e harmonizar os ossos do queixo, malar, maxilar, nariz e até da mandíbula. O profissional responsável por conduzir esse procedimento é o cirurgião bucomaxilo. O especialista está capacitado para arrumar todas essas partes do rosto listadas acima e muito mais.

O prognatismo mandibular é capaz de trazer inúmeros prejuízos a nossa saúde e vida, como: apneia obstrutiva do sono, problemas na respiração, dificuldade de mastigar os alimentos, mordida aberta e a desarmonia da face, o que pode interferir consideravelmente na autoestima do paciente.

Caso a anomalia seja detectada em fase infantil, o tratamento com aparelhos ortodônticos se torna viável, pois, retardam o crescimento dos ossos da face. Entretanto, para os adultos, a solução é a cirurgia ortognática. Quando crianças nossos osso ainda estão crescendo e não precisamos mudá-los, apenas moldá-los. Já na fase adulta, os osso já não crescem, por isso, precisamos recorrer à cirurgia.

A discrepância maxilo-mandibular pode nos deixar sequelas, diretamente na saúde no funcionamento da nossa mandíbula, mas também, em quesitos sociais e de autoestima. Caso tratada, o resultado do procedimento traz diversos benefícios, como:

  • Respiração tranquila
  • Mordida adequada
  • Harmonização facial e estética
  • Melhora na fala

Como ela é feita ?

Além da cirurgia em si, caso seja necessário, é feito um tratamento com aparelho ortodôntico, pré ou pós cirurgia. É indicado que todo o processo seja acompanhado e realizado pelo mesmo profissional bucomaxilofacial.

O cirurgião, irá tratar de remover a área óssea em excesso na mandíbula, posicionando-a de maneira funcional, harmônica e esteticamente agradável.

O uso do aparelho ortodôntico em média dura 6 meses. Podendo ocorrer antes ou depois da cirurgia, o processo serve para alinhar a arcada dentária e prepará-la para o ajuste. Caso a cirurgia seja realizada antes do uso do aparelho, não haverão prejuízos, o osso poderá continuar estável da mesma forma. O caminho a ser traçado deve ser discutido entre o paciente e o dentista que estará a par da situação.

Antigamente, muitos tinham certo repulso ao pensar em fazer uma cirurgia que mudasse a formação de seu rosto, isso se devia muito pelo medo do resultado não ser satisfatório. Contudo, o homem desenvolveu softwares capazes de transformar todo o processo mais seguro, previsível e confiável. Com a utilização dessas novas tecnologias, o paciente pode ver o resultado final e o cirurgião pode planejar suas ações melhor. Graças a esse aparato, o tratamento se encarece, mas o resultado satisfatório é garantido.

Vale pontuar, cada um tem uma condição específica, e como o objetivo da cirurgia é reparar anomalias na formação dos ossos da face, o paciente deve estar em perfeita harmonia com o cirurgião bucomaxilo facial para que haja o entendimento de sua vontade e necessidade.

Como me preparar para a mudança ?

Após a realização de todos os exames e do planejamento da cirurgia, é necessário se preparar para o procedimento. A cirurgia atrela diversos efeito colaterais que podem afetar o paciente de acordo com seu contexto, entre eles estão: fadiga intensa, anemia, anorexia e internação prolongada para recuperação do hospital. Tendo isso em vista, para não ser pego de surpresa, existem 3 passos a se seguir.

  • 1º Alimentação – O paciente deve ter um acompanhamento profissional de um nutricionista, que lhe passe uma dieta capaz de acelerar a recuperação do seu corpo e o impeça de perder peso.
  • 2º Espírito – É de suma importância que o paciente esteja preparado mentalmente, haverão inúmeras mudanças na rotina depois do procedimento e não é uma etapa simples.
  • 3º Físico – É fundamental que o a pessoa esteja praticando exercícios que o deixe com a imunidade forte e o proporcione uma reabilitação menos demorada e dolorosa.

Atenção! A cirurgia ortognática é um procedimento complexo e agressivo ao nosso corpo, por isso, é importante que estejamos preparados antes do impacto que ocorre.

Como me recuperar da mudança ?

Após a cirurgia é necessário que haja repouso, pelo menos 3 meses sem praticar esportes e exercícios, tudo para evitar impactos que danifiquem o resultado. Também costuma ser pedido pelos profissionais, uma dieta líquida que ajude a deixar o local atingido mais limpo.

Há algumas medidas que podemos tomar para prevenir problemas com a cirurgia, entre elas está a adoção de uma equipe de recuperação, tal equipe que conta com:

  • Nutricionistas
  • Especialistas bucomaxilo
  • Fonoaudiólogos
  • Anestesiologista
  • Técnicos de enfermagem

Quem somos ?

Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:

Atenção: nenhuma das informações confirmam o diagnóstico do paciente ou substituem uma consulta presencial!

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.

Sair da versão mobile