Clinica Jin - REABILITAÇÃO ORAL

A reabilitação oral visa promover a saúde bucal em todos os aspectos, funcionais, estruturais e estéticos. Muita gente ainda acha que os pacientes só procuram o dentista quando têm problemas como cárie ou dor de dente. No entanto, cada vez mais pessoas se dirigem ao consultório para tratar de questões estéticas. E isso não é um mero detalhe.

O sorriso é como um cartão de visitas e pode influenciar bastante na autoestima. Pessoas mais confiantes tendem a ter sucesso em diversos aspectos na vida. Por isso, o cuidado com a parte estética é tão relevante quanto o cuidado com a parte estrutural. É neste sentido que a reabilitação oral é um tratamento para cuidar da saúde bucal e promover qualidade de vida.

Neste tipo de tratamento, o dentista faz uma avaliação de todos os aspectos que envolvem a saúde bucal. Dentes, gengivas, coloração, mordida: cada detalhe é levado em consideração. Para que a parte estética fique adequada é fundamental que a estrutura dentária esteja em perfeitas condições. Por isso, a reabilitação oral só é possível com um olhar cuidadoso e multidisciplinar.

Esta avaliação do dentista é essencial, mas a opinião do paciente é igualmente importante. Muitas pessoas desejam ter os dentes de outra cor, com outro formato ou mais alinhados. É por isso que o dentista deve ter uma escuta atenta e alinhar as expectativas do paciente em seu plano de tratamento.

Uma reabilitação oral de sucesso é aquela que alinha os desejos do paciente com as necessidades observadas pelo dentista. Sendo assim, é fundamental realizar o procedimento em uma clínica de confiança.

Para atuar com essa especialidade é preciso que o dentista tenha conhecimento de diversas áreas. Ortodontia, dentística, periodontia, implantodontia e próteses são apenas algumas delas. Veja a seguir mais detalhes sobre o procedimento de reabilitação oral.

WhatsApp agende sua consulta
*Não aceitamos convênios

Depoimentos

WhatsApp agende sua consulta
*Não aceitamos convênios

Dentes mais brancos e alinhados

Um dos destaques da reabilitação oral é a alteração no formato, alinhamento e na cor dos dentes. Hoje em dia o clareamento dental está na moda. Porém, nem sempre os pacientes saem satisfeitos com o resultado. Para tornar o sorriso realmente estético é preciso avaliar a coloração ideal de acordo com a cor natural do esmalte.

Existem diversas técnicas como o clareamento dental e as lentes de contato. Este último é um procedimento muito utilizado por celebridades para deixar os dentes realmente brancos. No entanto, é preciso cuidado, já que a cor precisa estar o mais próximo possível de um branco natural. A intensidade e o brilho da cor precisam ser adequados para cada paciente, levando em conta suas características.

WhatsApp agende sua consulta
*Não aceitamos convênios

O passo a passo da reabilitação oral

Na reabilitação oral um dos passos mais importantes é a avaliação clínica do dentista. Nessa avaliação, ele deve realizar uma análise da morfologia do rosto, da anatomia e de toda a estrutura buco-facial. Deve ainda avaliar a saúde das gengivas, os tecidos de sustentação, a qualidade das restaurações, etc.

Os dentes podem influenciar em questões como o formato do rosto ou encaixe de mordida. Por isso, é fundamental observar como cada elemento dentro da boca se relaciona com a simetria do rosto. O tecido gengival, por exemplo, pode determinar a posição dos dentes dentro da boca. Em alguns casos o dentista pode remodelar o tecido para diminuir a exposição gengival e tornar o sorriso mais harmonioso. Por conta desses detalhes é que a avaliação é minuciosa e detalhista.

Além disso, o dentista precisa fazer uma boa anamnese. A anamnese é um conjunto de perguntas técnicas feitas ao paciente para identificar quais são os aspectos que este deseja mudar. A partir da avaliação e da anamnese o dentista pode solicitar exames para identificar o melhor tratamento.

O próximo passo é a realização de um plano de tratamento feito em conjunto com o paciente. Diversos aspectos são levados em conta como o funcionamento da mordida, a mastigação, o tamanho e o espaçamento entre os dentes, etc. A reabilitação oral também pode ajudar no tratamento da disfunção temporomandibular (DTM), problema que afeta até 75% da população mundial. A DTM é um desgaste na articulação que permite a abertura da boca. Além de dor local, a DTM pode gerar dor de cabeça, dor de dente entre outros sintomas.

Quando procurar por uma reabilitação oral?

Não há contraindicação nem idade certa quando falamos de reabilitação oral. Todos os pacientes podem se beneficiar deste tipo de tratamento, inclusive as crianças. Como o dentista faz uma avaliação completa a reabilitação permite corrigir tudo o que envolve a estrutura buco-facial.

Vale lembrar que, com o passar dos anos, nossos dentes podem se mover dentro da boca. Isso acontece porque nossos ossos tendem a diminuir de tamanho com o avançar da idade. Por isso é tão importante fazer uma avaliação com o dentista de tempos em tempos. Assim é possível prevenir problemas ou corrigi-los.

E para quem porventura precisar de aparelho ortodôntico, não há motivos para se preocupar. Hoje em dia existem aparelhos muito estéticos e o tratamento se tornou mais rápido e eficaz. Na Clínica Jin utilizamos materiais de alta qualidade e tecnologia avançada que deixam o resultado bastante natural.

Lembramos que apesar da importância de promover um bom resultado estético é preciso garantir a integridade dos dentes. É por isso que a Clínica Jin se preocupa em ficar por dentro das novas técnicas que existem no mercado. Isso faz com que a reabilitação seja mais efetiva, além de tornar o sorriso mais estético. Para saber mais sobre esse procedimento, agende uma consulta conosco. Estamos prontos para atendê-los.

**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.
WhatsApp agende sua consulta *Não aceitamos convênios

CONHEÇA A CLÍNICA JIN

WhatsApp agende sua consulta
*Não aceitamos convênios

avaliações de pacientes