Fio dental – antes ou depois da escovação?
dezembro 24, 2021Devo usar o fio dental antes ou depois da escovação? Como devo usá-lo? É tão necessário assim? Essas são dúvidas que frequentemente nossos pacientes têm. Hoje, vamos respondê-las de uma vez por todas.
Em época de festas, não dá para aparecer com aquele espinafre entre os dentes, não é mesmo? É importantíssimo estarmos com a boca em perfeito estado para desfrutar dessa época de maneira tranquila. E para isso tudo, o fio dental se faz imprescindível.
Infelizmente, o fio dental é esquecido por 43% da população brasileira. Entretanto, de acordo com especialistas, ele é responsável por 50% da limpeza bucal. Por mais que às vezes seja “chato” de usá-lo, ele é muito importante na limpeza oral, pois é o único a alcançar de fato, os espaços de mais difícil acesso. Além disso, ajuda a prevenir doenças gengivais como a periodontite e a gengivite.
O fio dental é inegociável no nosso dia a dia, principalmente depois do almoço e janta. Quando usado corretamente, remove os alimentos que sobram entre os dentes. Contudo, se usamos de maneira errada ou deixamos de usar, a comida que sobra entre os dentes nos gera mau hálito, cáries e até tártaros. Por isso, é indicado que se use depois de todas as refeições, ou pelo menos, antes de dormir. Mas e agora? Eu uso antes ou depois da escovação?
É claro que vai da preferência da pessoa, mas, embora não haja uma regra para essa questão, os dentistas e especialistas indicam o uso do fio dental antes da escovação. Isso se deve por dois motivos:
Primeiro, é muito comum as pessoas escovarem os dentes e esquecerem de passar o fio, ou, acharem que já está bom e que seu uso não é necessário. Com isso, o indivíduo dorme com diversas impurezas e alimentos entre os dentes, se expondo a vários problemas. Como visto, as placas bacterianas podem se formar, gerando cáries e tártaros.
Segundo, quando passamos o fio antes, removemos grande parte dessas placas, e tiramos os alimentos que ficaram presos – principalmente açúcares que são prejudiciais aos dentes. Depois a escova vem e complementa, tirando todas as impurezas restantes e podendo alcançar espaços já abertos pelo fio. Se fazemos seu uso antes da escovação, o fio tira as impurezas presas entres os dentes e a escova remove as restantes. Assim, a limpeza bucal fica completa.
Agora, para você que ainda não sabe usar o fio dental, separamos um tutorial de 5 passos para você arrasar na limpeza oral:
1) Prenda o fio nos dedos;
2) Estique bem e o aproxime dos dentes;
3) Usando um movimento de para frente e para trás, faça pressão para baixo;
4) Passe cuidadosamente ao redor da base dos dentes, e nos espaços onde a escova não chega;
5) Repita esse processo 3 vezes em cada dente usando sempre um novo pedaço.
Já sabemos como, quando e porque usar o fio dental, então não tem desculpa para ficar com os dentes sujos. Faça o uso diário e, se possível, após cada refeição e antes da escovação. Assim, a chance da aparição de cáries e tártaros é quase 0%.
Quem somos?
Comentários
clinicajin
05/01/2024SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera
Lindynês Leite Peres
05/01/2024Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.
Aniclecia Bernardo Souza
26/02/2023Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor
Erica Alice
08/12/2022Polana Caniço A
Eliana Porto silva
25/01/2022Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto
Angela Gonsalves Feitosa
06/12/2021Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso