Bruxismo de vigília e DTM

novembro 3, 2021

O que é bruxismo de vigília?

O bruxismo é uma desordem bastante conhecida, sendo caracterizada pelo ranger dos dentes durante o sono. O ranger e a compressão dos mesmos resultam em dores de cabeça e desgaste ou amolecimento dos dentes, afetando nossa qualidade de vida. Agora, quando esse processo se dá no período diurno, quando o indivíduo está sob plena consciência, damos o nome de bruxismo de vigília.

Tudo isso acontece, principalmente, nos momentos de maior tensão, estresse e ansiedade, ou também em momentos de alta concentração. Se você estiver na dúvida, comece a prestar atenção se em algum momento você se dá de cara encostando ou apertando seus dentes por um bom tempo.

Em linhas gerais, o bruxismo é uma condição que se dá por fatores psicológicos, mas também por fatores genéticos e até mesmo como resultado de algumas medicações específicas. Então é necessário que tudo isso seja averiguado ao realizar um diagnóstico do paciente.

A psicologia do ser humano

Como seres humanos, é normal que sintamos medo, ansiedade, frustrações, raiva e pressões da sociedade ou no ambiente de trabalho. Não é a toa que agora tanto se fala sobre soft skills, resiliência e inteligência emocional. Mas o ponto a ser explorado aqui é que tudo isso, além de afetar nosso desempenho profissional, também afeta nossa saúde. Uma das provas, é o próprio bruxismo (seja de vigília ou durante o sono). É interessante observarmos como nosso corpo físico também responde aos diversos estímulos que recebemos externamente. Todas as tensões que sentimos podem provocar hábitos como a compressão de nossos dentes, gerando dores de cabeça, dores no pescoço, na cervical e afins, comprometendo nossa qualidade de vida.

O principal ponto que a Clínica Jin preza ao atender seus pacientes é a visão de uma saúde integrada. Temos compreensão de como uma desordem psicológica pode refletir em nossa saúde física. Assim, além de um tratamento estrutural, sempre reforçamos a importância do cuidado com o seu eu interior.

O que o bruxismo tem a ver com DTM? E o que é DTM?

Apesar de não ser a causa central, o bruxismo é fortemente relacionado com a DTM. Esta, por sua vez, é uma sigla para Disfunção Temporomandibular.

Bom, vamos por partes. Essa disfunção é basicamente um problema na articulação denominada Articulação Temporomandibular (ATM). Quando ela não está devidamente posicionada, sofremos com alguns transtornos. Mas a ATM é de fato tão importante? Por que nunca ouvi falar dela?

A verdade é que a ATM é uma das articulações mais complexas do corpo humano. Ela é responsável pelo seu falar, mastigar, abrir e fechar a boca e diminuir o atrito entre o crânio e sua mandíbula inferior. Digna de ser chamada complexa, não é mesmo? E na mesma proporção, ela é um tanto importante para nós. Por isso, quando a ATM deixa de exercer seu papel funcional, são muitos os desconfortos que podemos vir a sofrer.

A DTM é uma disfunção multifatorial – ou seja, são inúmeros fatores que podem estimular o surgimento da mesma. Portanto, não podemos definir o bruxismo como uma causa definitiva. Contudo, muitos estudiosos apontam o mesmo como um grande fator de risco, devido às tensões e as dores consequentes. E mais, pesquisas também apontam uma grande frequência de casos de bruxismo nos pacientes em quem já foram diagnosticados a Disfunção Temporomandibular.

Uma outra questão em comum entre o bruxismo e a DTM são os fatores psicológicos.

Lembra quando falamos sobre a saúde integrada no segundo tópico? Não só o bruxismo pode advir de questões emocionais, mas a DTM também. Aliás, temos um nome para isso – as chamadas doenças psicossomáticas. Tudo o que estamos tratando hoje baseiam-se em transtornos fundamentados em desordens emocionais. E a verdade é que tem sido cada vez mais difícil mantermos uma paz interior. Por isso, os casos de bruxismo e DTM só tendem a aumentar – e de fato aumentam -, assim como os quadros de ansiedade e depressão.

Muito se fala sobre nossa saúde mental; muito se fala sobre nossa saúde física; mas pouco se fala sobre a relação das duas. Ou melhor, sobre a saúde em cada área da nossa vida.

A Clínica Jin está aqui para juntar todas essas áreas, convergindo para uma saúde 360 do ser humano. Dessa forma, buscamos sempre realizar um tratamento estrutural de confiança. E caso necessário, recomendamos profissionais de outras áreas, como psicólogos ou fisioterapeutas, que podem ajudar nossos pacientes a firmarem seus passos com ainda mais saúde.

Mais do que estar saudável, é sobre permanecer saudável.

Por fim, segue um vídeo de uma das nossas pacientes, Amanda, que veio tratar bruxismo e DTM conosco:

Atenção: nenhuma das informações acima confirmam o diagnóstico do paciente ou substituem uma consulta presencial!

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

Sair da versão mobile