Câncer de Boca: Saiba o Que é e Como Prevenir

O câncer de boca também é conhecido como câncer oral. Caracteriza-se como o nascimento de tumores na região da cavidade bucal. Isso inclui as mucosas, a gengiva, a língua e o soalho da boca. Esta doença afeta os homens acima de 50 anos na maioria dos casos, mas as mulheres também podem desenvolvê-lo. Veja tudo o que você precisa saber sobre o câncer bucal e como preveni-lo.

Como detectar o câncer de boca?

Os principais sintomas da doença são lesões na cavidade bucal como manchas brancas ou vermelhas. Essas manchas podem surgir na língua, gengiva, palato (céu da boca) ou no soalho (embaixo da língua). Porém, é importante lembrar que lesões deste tipo podem ser causadas por inúmeras doenças que não o câncer. São exemplos a candidíase, a língua geográfica, a herpes e a afta.

Para desconfiar do câncer de boca é preciso que a lesão não cicatrize por mais de 15 dias. Ainda assim, não é necessário se desesperar, pois na maioria das vezes não se trata de algo grave.

Além das lesões, o câncer de boca pode causar outros sintomas como rouquidão, nódulos no pescoço e dificuldade de mastigar e falar. Pacientes que usam prótese podem notar também um maior desconforto na sua utilização.

Quem pode fazer o diagnóstico?

Na dúvida sobre a lesão, vale a pena consultar o dentista especialista em lesões bucais que é o estomatologista. Este profissional fará a análise da lesão e indicará o tratamento adequado para ela. Para isso, ele pode fazer um exame físico com palpação na região e solicitar outros exames clínicos como a biópsia.

Caso seja detectado algo mais grave o paciente é encaminhado para o cirurgião. Neste caso, o tratamento será realizado por meio de cirurgia e radioterapia na maioria dos casos.

Quando diagnosticado no início há grandes chances de cura (80%) para este tipo de câncer.

Como prevenir o câncer de boca?

Este tipo de doença pode ser prevenida quando o paciente adota hábitos saudáveis de vida. O fundamental é evitar o consumo de álcool e tabaco (incluindo derivados como narguilé). Além disso, a prática de atividades físicas e uma dieta saudável ajudam a evitar o aparecimento desta doença. Isso porque o câncer de boca também está associado a uma dieta muito gordurosa sem ingestão de frutas, legumes e verduras.

Entre os principais fatores de risco para o surgimento do câncer de boca podemos destacar:

* Tabaco e álcool

A associação entre tabaco e álcool pode representar risco para o surgimento de tumores na boca. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% dos pacientes com câncer de boca eram fumantes.

* HPV

O HPV é uma infecção viral transmitida sexualmente, ou seja, é uma DST. Caracteriza-se pelo surgimento de verrugas na região genital, oral ou anal. A doença não tem cura, mas é preciso eliminar as verrugas. Quando não tratado, o HPV pode evoluir para tumores.

* Exposição solar excessiva

A exposição solar também está associada ao surgimento do câncer de boca e de lábio por conta da radiação ultra-violeta (UV). Por isso, é importante usar filtro solar na região bucal.

Todos estes fatores associados a uma má higienização bucal podem ser de risco para o surgimento do câncer bucal.

Se você tem algum tipo de lesão na boca que não cura por mais de 15 dias procure ajuda de um dentista estomatologista. Na Clínica Jin temos profissionais especializados para cuidar de sua saúde bucal.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *