Como a DTM pode ter relação com as eleições?

setembro 17, 2022

Como sabemos, a DTM (disfunção temporomandibular), é uma má colocação, posicionamento da ATM (articulação temporomandibular), que é a articulação que liga o crânio e o maxilar. Mas como ela pode ter com algo como política e eleições?

A POLÍTICA E A DTM

Período de eleições e discussões políticas podem ser motivos de grande emoção e ansiedade para algumas pessoas devido a tensão em relação ao futuro do seu país e discussões políticas. Isso provavelmente é algo óbvio e boa parte das vezes vivido por boa parte da população brasileira, dado o nosso histórico político. Porém o que a maioria dessas mesmas pessoas não sabe é que essa ansiedade pode afetar o posicionamento da sua ATM, gerando a DTM, pois essa ansiedade é muitas vezes direcionada para a mandíbula, em forma de tensão, que é um dos fatores causa para a DTM.

Recaptulando, a DTM é uma condição que atinge a articulação que liga a mandíbula ao crânio. Essa articulação é chamada de ATM e quando não funciona adequadamente pode provocar intensas dores orofaciais. Por isso, pacientes que sofrem constantemente com dores de cabeça, dores na nuca, dor de ouvido ou de dente podem ser portadores de disfunção temporomandibular.

Ela pode ser causada por diversos fatores, os quais são se parados em três categorias:

  • Hábitos Nocivos: bruxismo, mastigar objetos como canetas, mastigação incorreta e roer unhas.
  • Problemas Estruturais: Malformação, Pancada no rosto, acidentes e doenças reumáticas.
  • Problemas Emocionais: estresse, ansiedade, depressão e TOC bocal.

Esses problemas são a causa da DTM por serem responsáveis de afetar diretamente no rosto (área lateral onde fica a ATM), como por exemplo, uma pancada no rosto, deslocando e afetando estruturalmente essa articulação, ou com ansiedade, um problema psicológico que muitas vezes se projeta numa tensão da mandíbula que a longo prazo afetará o posicionamento da ATM.

Por isso, principalmente, problemas emocionais ligados a política e às eleições de 2022 podem ser a causa ou impulsionadores de uma possível DTM.

TRATAMENTO DE DTM

O tratamento em geral tem como objetivo controlar a dor do paciente e recuperar alguma função que não está funcionando. Isso porque os pacientes podem ter dificuldade de abrir e fechar a boca ou mastigar, por exemplo. Além disso, o tratamento deve levar em conta uma educação para que o paciente consiga controlar hábitos que possam piorar a DTM. Existem muitas dúvidas em relação ao tratamento para ela e se de fato podemos curar a DTM.

Não podemos falar em cura definitiva para a DTM porque cada caso é um caso. Existem pacientes que conseguem se livrar de uma vez por toda desta disfunção por meio do tratamento. Em outros casos o paciente consegue aliviar e controlar os sintomas, mas não chega a uma cura definitiva. Porém, não há motivos para desanimar.

O mais importante de realizar um diagnóstico e tratar a doença é evitar que a dor se torne crônica. A DTM pode sim ser controlada e o paciente pode ter sua qualidade de vida melhorada. Tudo depende de um bom tratamento multidisciplinar que atenda a este paciente integralmente. Tanto a saúde física, bucal quanto a saúde mental devem ser levadas em conta para um cuidado realmente eficaz.

Vale lembrar que apenas o dentista especialista em DTM tem condições de avaliar o paciente e indicar o tratamento mais eficaz. Há casos em que apenas uma intervenção é necessária. Em outros, a combinação de diversos tratamentos é necessária.

Se você tem ou conhece alguém que sofre com DTM agende uma consulta na Clínica Jin. Somos especialistas neste assunto e podemos avaliar qual é o melhor tratamento para devolver o seu bem-estar e a sua saúde.

Para obter mais informações sobre o tratamento e o pós tratamento de DTM clique no link abaixo:

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

Sair da versão mobile