Como a falta de um dente se relaciona com DTM?
novembro 22, 2021Quem nunca sofreu de uma dor de cabeça? A dor mais comum de todos os tempos em todo o mundo. Suas causas são variadas – pode ser muito estresse, problemas de visão, desordens hormonais, e acredite: a falta de um dente também. Hoje, vamos entender como esse fator pode ser determinante para uma dor de cabeça e uma futura DTM.
Falta de um dente e ATM sobrecarregada
Antes de tudo, é necessária a compreensão do que é a ATM. Esta é a chamada Articulação Temporomandibular – uma das estruturas mais complexas do ser humano. Basicamente, ela é responsável por todos os movimentos da sua boca. Desde o abrir e o fechar, até a mastigação, a fala e a conexão da sua mandíbula com o crânio. Agora, quando ela não consegue exercer devidamente o seu papel, seja por alguma lesão ou outra condição, são diversas as consequências que o nosso corpo pode vir a sentir.
O que pode causar tal desordem na ATM? Má oclusão, bruxismo, apertamento dos dentes, roer unhas e, claro, a falta de um dente são alguns dos fatores que podem colaborar para o surgimento da mesma. No caso da falta de um dente… Como isso acontece? Qual a relação da ATM com esta condição?
Pense que você tem dentes faltando. É natural que você venha a mastigar mais de um lado do que o outro, certo? Para que você consiga fazer uma boa trituração e engolir sem nenhum problema. Contudo, ao fazer isso, inconscientemente estará sobrecarregando a Articulação Temporomandibular. Tal desequilíbrio, acaba gerando uma dor de cabeça e se isso for um tanto recorrente no seu cotidiano, é possível que se apresente um diagnóstico com DTM.
E o que é a DTM?
Já aprendemos que a ATM é a Articulação Temporomandibular. Um tanto importante para nós e que visa realizar os movimentos da maneira mais natural possível. Agora, quando esta não consegue realizar bem a sua função, dizemos que a pessoa passa a sofrer de DTM – Disfunção Temporomandibular. Assim como o próprio nome diz, é uma disfunção na articulação.
Como eu sei se sofro dessa disfunção? Os principais sintomas relatados pelos nossos pacientes são: estalos ao abrir a boca, dores de cabeça, enxaqueca, cansaço na região da mandíbula/maxilar, movimentos limitados e até mesmo dores no ouvido e/ou zumbidos. Proporcionalmente a tamanha complexidade da articulação, seus efeitos também são um tanto variados e complexos. Visto que a ATM se localiza próxima ao ouvido, acaba também por causar dores na região.
Fatores psicológicos e DTM
Uma questão muito importante quando falamos de DTM, é a psicologia do ser humano. Por que? A DTM é uma disfunção psicossomática. Isso significa que ela também pode advir de desordens psicológicas, mentais e emocionais. Ou seja, ansiedade, estresse elevado, depressão, crise de pânico, burnout e entre outros são questões que podem, diretamente, afetar e colaborar para o surgimento da DTM.
Como isso acontece?
Basicamente, quanto mais estressados, mais pressionamos nossos dentes. O corpo fica tenso, a mordida pressionada e a qualidade de vida já não é a mesma. Um bom exercício é buscar reparar essa tensão ao acordar. Se por um acaso você se enxergar pressionando muito os dentes, ou tensionando muito os músculos do corpo, é recomendável que se faça uma avaliação do caso. Principalmente ao se identificar com os sintomas também – como muito cansaço, dores de cabeça, estalos na mandíbula e por aí vai.
Acho que eu tenho DTM. E agora?
No caso da falta de dentes, é recomendável que se façam implantes para a reposição do mesmo. Se por outro lado, o bruxismo colabora para a mesma, geralmente os doutores indicam o uso de uma placa miorrelaxante. Mas como são muitas as causas, é necessário que se realize um primeiro diagnóstico com seu profissional de confiança.
Cada caso é um caso e cada pessoa é uma pessoa. Sendo assim, nenhuma das informações acima confirmam um diagnóstico ou substituem uma consulta presencial. Recomendamos uma avaliação para verificação da causa raiz e, por consequência, para entrega de uma solução mais assertiva.
Para uma explicação mais aprofundada, segue vídeo da dra. Erica, especialista em DTM na Clínica Jin:
Quem somos?
Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.
Erica Jin - Doctoralia.com.brComentários
clinicajin
05/01/2024SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera
Lindynês Leite Peres
05/01/2024Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.
Aniclecia Bernardo Souza
26/02/2023Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor
Erica Alice
08/12/2022Polana Caniço A
Eliana Porto silva
25/01/2022Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto
Angela Gonsalves Feitosa
06/12/2021Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso