Como é Feita a Manutenção do Implante Dentário?

agosto 26, 2021

O implante dentário garante uma mastigação perfeita e maior estabilidade para a prótese. Por isso, é um dos procedimentos mais seguros para substituir um dente perdido. Para colocar o implante o dentista avalia se a estrutura óssea na cavidade bucal do paciente está em perfeitas condições. A partir disso, o implante, que é um pino de titânio, é inserido no osso e serve como raiz do novo dente que será colocado. Para que todo o procedimento ocorra da melhor forma possível alguns cuidados são essenciais.

Cuidados com as doenças da gengiva

Para que o implante dentário cumpra seu papel satisfatoriamente é fundamental aliar as habilidades do dentista com a manutenção feita pelo paciente.

O dentista é quem coloca os pinos na cavidade bucal e realiza toda a parte cirúrgica. A partir deste momento vem uma nova fase: a manutenção. Os cuidados valem especialmente para a gengiva, um dos principais tecidos que ajudam a estabilizar a prótese. As inflamações gengivais podem provocar perimplantite, ou seja, a exposição do implante. O resultado além de não ser estético pode prejudicar a estabilidade das peças.

Além disso, as doenças de gengiva como a periodontite podem afetar negativamente na durabilidade do implante. Por isso, logo que deixa o consultório odontológico há uma série de cuidados que o paciente deve tomar. O principal deles diz respeito à higiene.

Como, afinal, é feita a manutenção do implante?

Ao final do tratamento, o dentista elabora um planejamento para que o paciente faça a higienização correta em casa. A limpeza deve ser realizada assim como nos dentes naturais. Isso inclui a escovação após as refeições e o uso de fio dental.

Além da limpeza em casa, a visita regular ao consultório com a profilaxia profissional garante que a gengiva estará em boas condições. Por isso, é fundamental visitar o dentista pelo menos a cada seis meses.

Na consulta, o dentista também faz a avaliação de toda a estrutura óssea por meio de análise e exames clínicos. Assim, é possível verificar se todas as peças estão no lugar e se o implante e a prótese estão funcionando adequadamente.

É possível também avaliar outras condições de saúde que podem prejudicar o funcionamento dos implantes. É o caso de distúrbios como o bruxismo, que pode provocar desgaste na articulação e causar a DTM.

Com a manutenção correta o implante pode durar de 20 a 30 anos sem necessidade de troca.

Manutenção correta auxilia a adaptação do implante

Como qualquer tipo de intervenção cirúrgica existe um tempo para que o corpo consiga se adaptar ao implante. Por isso, existem algumas técnicas para garantir o sucesso do tratamento.

Assim que o pino de titânio é instalado no tecido ósseo uma prótese de resina é colocada em cima deste pino. A primeira prótese já possui o mesmo formato do dente natural, mas deve ser provisória. Isso faz com que o dentista possa avaliar a osseointegração do implante antes de colocar a prótese definitiva.

Depois do tempo necessário para a adaptação da nova prótese vem a colocação do dente definitivo. Este pode ser de resina ou porcelana, como a coroa. Todo o procedimento é bastante seguro e não há riscos de rejeição. O material do implante, titânio, é biocompatível, ou seja, totalmente adaptado ao organismo humano.

Assim que o implante é colocado é comum que o paciente leve um período para se adaptar. Alguns sentem medo na hora de mastigar, já que a sensação é bem diferente. No entanto, a adaptação ocorre de forma gradual. Para isso, é fundamental realizar a correta manutenção, ou seja, a higienização em casa e a visita regular ao dentista.

Se você tem outras dúvidas sobre este assunto agende sua consulta na Clínica Jin. Nossos profissionais são especialistas em implantes e estão prontos para atendê-los!


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

Sair da versão mobile