Como greves estão ligadas a sua dor de cabeça?

Sendo você um grevista ou um cidadão comum afetado pela grave, ela pode estar totalmente ligada a sua dor de cabeça.

As greves são motivo de grande preocupação e estresse, provocam mudanças e muita movimentação na sociedade. Existem pessoas que não lidam bem com tal pressão e por isso acabam desenvolvendo uma DTM, devido a uma projeção de todo seu estresse na região mandibular.

DTM ou Disfunção Temporomandibular

DTM ou disfunção temporomandibular é um mal posicionamento, desgaste, sobrecarga e distúrbio na ATM ou também chamada de articulção temporomandibular, articulção essa que, liga o crânio ao maxilar e é uma das mais complexas do corpo humano, por ser responsável por funções como mastigação, fala, movimentos em geral que necessitam de fechamento e abertura da boca.

Essa doença pode trazer consigo diversos sintomas, dentre eles temos: dor de cabeçaedema facialdor facial, dificuldade de mastigação, estalos mandibulares, dor atrás dos olhos, enxaqueca, bem como zumbido no ouvido e dor no maxilar. Os desgastes na articulação temporomandibular e nos músculos adjacentes podem gerar dor na coluna e problemas posturais. Isso acontece porque os músculos desta região passam a modificar seu posicionamento no corpo.

A disfunção temporomandibular e seus sinais são divididos em três tipos principais: a muscular, no caso que a musculatura do sistema mastigatório sofra muita tensão, a articular, em que há uma sobrecarga na articulação devido a doenças degenerativas bem como traumas, e a mista, que por sua vez é a junção de distúrbios nas articulações e músculos.

Saúde Bucal e DTM

A saúde bucal e a DTM estão relacionadas porque a disfunção temporomandibular afeta diretamente a mandíbula, a articulação temporomandibular (ATM) e os músculos da face, cabeça e pescoço. A mandíbula é a maior articulação móvel do corpo humano e é responsável por uma variedade de funções, como mastigação, fala e movimentos faciais. Qualquer problema que afete a mandíbula, a ATM ou os músculos circundantes pode afetar negativamente a saúde bucal e o bem-estar geral.

Pessoas com DTM podem ter dificuldade em abrir a boca completamente, o que pode dificultar a escovação adequada dos dentes e a utilização do fio dental. Além disso, a DTM pode causar dor na mandíbula, cabeça e pescoço, o que pode tornar a escovação e a higiene oral mais desconfortáveis. O bruxismo, uma condição em que as pessoas rangem ou apertam os dentes, muitas vezes pode estar associado à DTM. O bruxismo pode levar ao desgaste excessivo dos dentes, fraturas, dor na mandíbula e dor de cabeça.

Por outro lado, uma boa saúde bucal pode ajudar a prevenir a DTM. Manter os dentes e gengivas saudáveis pode ajudar a reduzir a tensão nos músculos da mandíbula e a promover a função adequada da ATM. Além disso, uma boa saúde bucal pode ajudar a prevenir outras condições que podem afetar a mandíbula, como cárie dentária, periodontite e perda dentária. É importante que as pessoas que apresentem sintomas de DTM procurem um dentista ou especialista em dor orofacial para avaliação e tratamento adequados.

Diagnóstico de DTM

O profissional indicado para realizar exames da ATM é um especialista em DTM, sem necessariamente requerer exames laboratoriais e de imagem. Porém pode haver casos que esses documentos serão requisitados.

Para diagnosticar a DTM, o dentista realizará a anamnese (isto é, um levantamento de perguntas e respostas, assim como o histórico do paciente) para verificar com maior eficiência a DTM. Realizará também exames de toque na região da ATM se necessário. Para marcar uma consulta e diagnosticar a DTM com a Dra. Érica Jin, especialista no assunto da Clínica Jin, CLIQUE AQUI!

DTM, causas

A DTM é uma doença multifatorial, ou seja, pode ser causada por diversos fatores.

A DTM pode ser causada por hábitos nocivos à ATM, por exemplo, forçá-la constantemente ou excessivamente. Também pode incluir o hábito de mastigar objetos como canetas, bruxismo e até roer unhas. Esses hábitos podem prejudicar nossa ATM porque pode forçá-la, tensioná-la ou até mesmo acostuma-la ao posicionamento errado. Podem também acarretar em um possível sintoma de rosto cansado.

Há também problemas estruturais, como acidentes e golpes faciais, que podem levar à DTM, dependendo da intensidade e angulação do impacto. Deformidades faciais bem como doenças reumáticas podem ser incluídas nesta categoria.

Existem também problemas emocionais que podem levar à DTM, como estresseansiedade, burnout do trablaho, crises, transtorno obsessivo-compulsivo oral e até depressão. Esses problemas emocionais podem levar a uma tensão não saudável da mandíbula. Eles também podem fazer com que o paciente desenvolva alguns hábitos nocivos prejudiciais à ATM, como roer as unhas de ansiedade causada pelas ações, enfim, hábitos que tensionem a ATM.

Tratamento de DTM

Não existe um tratamento específico para DTM. Isso ocorre porquê cada caso deve ser analisado e tratado da forma que melhor se encaixar no contexto. Por isso é de suma importância que seja feito um diagnóstico completo, para assim entender melhor o paciente e sua necessidade. Na DTM, é de extrema importância que se trate não apenas a dor, mas a causa dela (por isso a anamnese é extremamente importante).

A DTM não possui cura, mas pode ser controlada e tratada por diferentes abordagens. Logo, o tratamento pode ser feito através do uso de uma placa miorrelaxante durante a noite, além da adesão da fisioterapia, com direito a execução de exercícios de R.P.G – Reeducação Postural Global.

Para o seu tratamento, dependendo do caso haverá acompanhamento médico e até psicológico (no caso por exemplo de Problemas Emocionais causando a DTM).

Se eu não tratar a DTM?

Como dito, a DTM é uma doença com diversos sintomas e tratamentos que, se não tratada pode agravar e acrescentar cada vez mais sintomas. O que começou apenas com uma dor cabeça, pode vir a ser um incomodo cervical e travamento mandibular, por exemplo. Portanto, esteja atento a uma possível DTM e trate-a o mais rápido possível.

Quem somos?

Caso você ainda não nos conheça, somos uma Equipe Formados por Diversas Especialidade dentro da Clínica Jin para mais informações  CLIQUE AQUI. – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:

O artigo não substitui uma consulta.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *