Como Prevenir e Tratar a Mucosite?

A mucosite oral é uma inflamação que atinge as mucosas da cavidade bucal e da garganta. A mucosite pode causar úlceras de tamanhos diversos que causam bastante dor e desconforto. O paciente pode apresentar dificuldade para se alimentar e se comunicar, o que afeta bastante sua qualidade de vida. Saiba mais sobre como prevenir e tratar este tipo de lesão.

O que pode causar a mucosite?

Existem diversos fatores que podem culminar no surgimento da mucosite. A maioria está relacionada a uma baixa no sistema imunológico. Isso acontece pois alguns agentes causam danos às células localizadas nas mucosas da boca. Esses danos, por sua vez, levam à aparição de úlceras e inflamações.

Pacientes que estão em tratamento com radioterapia ou quimioterapia estão entre os que mais desenvolvem este tipo de inflamação. Isso acontece por conta de uma reação ao tipo de medicamento utilizado nestas terapias. Outro grupo de risco são pacientes submetidos a transplante de medula óssea.

Alguns hábitos como fumar, ingerir bebidas alcoólicas ou consumir alimentos muito quentes ou muito frios também podem causar a mucosite.

Como prevenir a doença?

A prevenção é a melhor forma de evitar que a mucosite apareça, especialmente em quem faz parte do grupo de risco. Por isso, é muito importante ficar atento aos hábitos que podem evitar a proliferação de bactérias na cavidade bucal.

A higienização é de extrema importância para evitar a proliferação de bactérias que possam atacar o organismo. Por isso, é fundamental uma boa escovação com o uso de fio dental.

Pacientes que estejam em tratamento contra o câncer podem receber orientações como fazer bochechos com bicarbonato de sódio. Também pode ser recomendado que se evite o consumo de alimentos muito ácidos e com muito sal. Outra recomendação essencial é aumentar a ingestão de água para que a boca esteja sempre úmida. Tudo isso pode ajudar a evitar o aparecimento da mucosite.

Tratamento da mucosite

Caso a mucosite já esteja instalada é possível fazer um tratamento com o uso de analgésicos ou outros tipos de medicamento. O especialista indicado para isso é o dentista especialista em Estomatologia.

Para os pacientes em tratamento contra o câncer é muito importante um acompanhamento com o estomatologista. Este profissional poderá orientar o paciente e prevenir o surgimento de diversas doenças bucais.

O dentista também deve orientar o paciente sobre a melhor forma de escovação para não causar lesões na boca e na língua. Caso haja dor intensa e a escovação não puder ser realizada o dentista pode sugerir a utilização de gaze para a higienização oral.

Em relação a alimentação o dentista também deve indicar uma dieta para tratar a mucosite já instalada. Geralmente, são indicados alimentos fáceis de mastigar e digerir. A temperatura sempre deve ser fria ou ambiente, nunca elevada.

Se você apresenta algum tipo de lesão, úlcera ou mancha na cavidade bucal procure por um dentista. O estomatologista é o profissional indicado para tratar qualquer tipo de afecção que atinja esta região. Agende uma consulta com um dos especialistas da Clínica Jin.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile