DTM e o segundo turno eleitoral. Como se relacionam?

O primeiro turno eleitoral já se passou e agora é a vez do segundo turno, que, ocorrerá em 10 dias.

Com a aproximação do segundo turno, que será decisivo no futuro do Brasil, as pesquisas sobre o assunto tem aumentado, tensões, polêmicas e comoção tem sido geradas. A população brasileira teve grande envolvimento nas eleições desse ano. Isso é comprovado pelas discussões na internet, números de pesquisa em browsers e as notícias incessantes sobre o assunto.

Quando a política, ou qualquer outro assunto, começa a gerar estresse, tensão e comoção excessiva, podem começar os problemas. Esses fatores psicológicos são causas da DTM, entenda o que é a DTM e como ela é gerada!

DTM ou disfunção temporomandibular

DTM ou disfunção temporomandibular é um mal posicionamento, desgaste, sobrecarga e distúrbio na ATM ou também chamada de articulção temporomandibular, articulção essa que, liga o crânio ao maxilar e é uma das mais complexas do corpo humano, por ser responsável por funções como mastigação, fala, movimentos em geral que necessitam de fechamento e abertura da boca.

Essa doença pode trazer consigo diversos sintomas, dentre eles temos: dor de cabeça, edema facial, dificuldade de mastigação, estalos mandibulares, dor atrás dos olhos, enxaqueca, zumbido no ouvido e dor no maxilar. Os desgastes na articulação temporomandibular e nos músculos adjacentes podem gerar dor na coluna e problemas posturais. Isso acontece porque os músculos desta região passam a modificar seu posicionamento no corpo. Por isso, é muito importante realizar o tratamento assim que surgirem os sintomas e diagnosticar corretamente a DTM em um dentista. Aqui na clinica quem atende a é a Dra. Erica Jin, especialista no assunto. Para obter mais informações sobre a Dra. Erica Jin, CLIQUE AQUI.

De acordo com O guia da Academia Americana de Dor Orofacial, 40 a 75% da população apresentam algum sinal de DTM e que 33% apresentam algum sintoma, sendo os mais frequentes a dor, principalmente localizadas nos músculos da mastigação, na região pré-auricular (região próxima ao ouvido) e dor de cabeça.
Para diagnosticar a DTM, o dentista realizará a anamnese (isto é, um levantamento de perguntas e respostas, assim como o histórico do paciente) para verificar com maior eficiência a DTM. Realizará também exames de toque na região da ATM se necessário. Para marcar uma consulta e diagnosticar a DTM conosco, CLIQUE AQUI!

DTM, como é causada?

A DTM é uma doença multifatorial, ou seja, pode ser causada por diversos fatores. A DTM é uma doença em específico que possuí uma grande variedade de possíveis causas.

A DTM pode ser causada por hábitos nocivos à ATM, por exemplo, forçá-la constantemente ou excessivamente. Também pode icluir o hábito de mastigar objetos como canetas, bruxismo e até roer unhas. Esses hábitos podem prejudicar nossa ATM, seja forçando-a, tensionando-a ou até mesmo acostumando-a ao posicionamento errado.

Há também problemas estruturais, como acidentes e golpes faciais, que podem levar à DTM. Deformidades faciais e doenças reumáticas podem ser incluídas nesta categoria.

Existem também problemas emocionais que podem levar à DTM, como estresse, ansiedade, burnout do trablaho, crises, transtorno obsessivo-compulsivo oral e até depressão. Esses problemas emocionais podem levar a uma tensão não saudável da mandíbula para a ATM. Eles também podem fazer com que o paciente desenvolva alguns hábitos nocivos prejudiciais à ATM, como roer as unhas de ansiedade e tensionar em excesso a mandíbula.

Como o segundo turno está ligado a DTM?

O segundo turno gera ansiedade e estresse emocional, que são problemas emocionais. Esses problemas emocionais podem acabar sendo externalizados através de hábitos nocivos. Por exemplo: alguém ansioso para o segundo turno eleitoral, pode acabar tensionando sua região mandibular ao ler, escutar ou discutir política. Esse tipo de exemplo ocorre mais frequentemente do que você pensa.

É importante estar ligado aos maus hábitos que podem ser evitados, para assim evitar uma DTM ou ao menos evitar uma piora de quadro.

Tratamento de DTM

Não existe um tratamento específico para DTM. Isso ocorre porquê cada caso deve ser analisado e tratado da forma que melhor se encaixar no contexto.

Quem somos?

Caso você ainda não nos conheça, somos uma Equipe Formados por Diversas Especialidade dentro da Clínica Jin para mais informações CLIQUE AQUI.– clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *