Clinica Jin - Estomatite Protética: o que tem a ver com a Prótese Dentária

Estomatite Protética: o que tem a ver com a Prótese Dentária

setembro 9, 2021

A prótese dentária é uma excelente forma de substituir dentes na cavidade bucal. Por meio dela é possível restabelecer as funções de mastigação e fala. Além disso, deixam o sorriso muito mais estético e alinhado.

No entanto, quem tem prótese dentária precisa tomar alguns cuidados para realizar a sua manutenção. Isso tudo ajuda a manter a durabilidade da prótese e evitar doenças como a estomatite protética. Saiba o que é esta lesão e como evitá-la.

O que é estomatite protética?

A estomatite protética é uma lesão comum que aparece em pacientes que utilizam próteses removíveis. Os dois tipos de prótese removível são a total (substitui todos os dentes) e a parcial (substitui alguns dentes).

Esta doença caracteriza-se por lesões na mucosa bucal e são mais comuns em pacientes que usam prótese total. As lesões são eritematosas, ou seja, causam vermelhidão em uma determinada área.

A estomatite protética na maioria das vezes não causa sintomas, mas quando estes existem geralmente são:

* Mau hálito;

* Dor;

* Alteração no paladar;

* Sensação de ardência.

Além destes sintomas a estomatite pode gerar inflamação do palato (céu da boca). Além do desconforto essa inflamação pode fazer com que a prótese não se fixe adequadamente.

Quais são as causas da lesão?

Não existe uma única causa para o surgimento da lesão, por isso dizemos que ela é multifatorial.

Uma das causas mais comuns para a estomatite protética, no entanto, é a candidíase. A candidíase é uma doença causada por fungos geralmente da espécie Candida Albicans. O fungo consegue se alocar na prótese e se desenvolver na região bucal.

A infecção fúngica pode ser causada por diversos motivos. Entre eles estão a imunidade baixa, o estresse e uso de antibióticos e medicamentos corticosteroides.

Outros motivos que podem levar ao desenvolvimento da estomatite são:

* Traumas ou pancadas na região;

* Má higiene e falta de escovação;

* Falta de limpeza da prótese;

* Prótese mal posicionada ou desajustada;

* Excesso de salivação.

Como tratar e prevenir a doença?

A estomatite protética deve ser tratada para evitar complicações nos tecidos da boca. Além disso, a sua permanência pode dificultar a utilização da prótese dentária.

O tratamento vai depender da etiologia, ou seja, da causa da doença. Caso tenha sido causada por fungos o dentista pode indicar o uso de medicamentos antifúngicos associados a uma higienização da prótese dentária. Os medicamentos podem ser tanto aplicados diretamente na cavidade bucal quanto ingeridos.

O dentista também deve avaliar se a prótese está corretamente posicionada na cavidade bucal. Isso porque seu uso incorreto também pode causar a estomatite protética.

Pode também ser indicada a suspensão do uso da prótese até que a doença esteja controlada.

Para prevenir a doença é fundamental uma higienização adequada tanto da prótese quanto da cavidade bucal. Além disso, a manutenção deve ser feita pelo menos a cada cinco anos.

Se você quer saber mais sobre prótese dentária, seus tipos e indicações agende uma consulta conosco. A Clínica Jin é especializada em implante dentário e prótese.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso