Existem Alimentos que Pioram a Sensibilidade Dentária?

A Sensibilidade Dentária ou hipersensibilidade dentinária é uma sensação bastante desagradável que gera dor ou choque nos dentes. A boa notícia é que existem algumas medidas que ajudam a evitar o problema. Algumas delas são cuidados que devemos ter depois de ingerir determinados alimentos. Saiba mais sobre a Sensibilidade Dentária.

Qual é a causa da sensibilidade dentária?

A sensibilidade dentária ocorre quando o esmalte do dente sofre algum tipo de desgaste. Com isso, a dentina, camada interna do dente, fica mais exposta. Como a dentina é uma parte mais sensível do dente, o paciente sente dor ao ingerir alimentos muito doces, muito ácidos, quentes ou frios.

Entre as principais causas da sensibilidade estão maus hábitos de higiene. Por isso, uma escovação mal feita ou realizada com muita força pode enfraquecer o esmalte.

Outro motivo que leva à sensibilidade é a gengiva retraída, ou seja, quando o dente fica mais exposto. A retração gengival ocorre por conta da idade, pela má escovação e por fatores genéticos.

Bruxismo: um hábito que gera sensibilidade dentária

Outra casa comum da sensibilidade tem a ver com o ato de ranger ou apertar os dentes. Esse hábito, conhecido como bruxismo, nem sempre é consciente. Inclusive, a maioria das pessoas faz estes movimentos enquanto dorme. Existe, porém, o bruxismo de vigília, quando a pessoa range ou aperta os dentes durante o dia.

O bruxismo é uma condição que nem sempre gera sintomas, mas quando existem a sensibilidade é um deles. Isso acontece porque o tensionamento na região favorece o desgaste do esmalte. Além disso, o hábito pode causar danos e fraturas nos dentes além de ser um fator de risco para a DTM.

Os alimentos causam ou pioram a sensibilidade?

É verdade que alguns alimentos possuem alguma relação com a sensibilidade dentária. Porém, não é justo colocar a culpa neles. De fato, alimentos muito ácidos ajudam a corroer o esmalte dos dentes. É o caso de frutas cítricas como o limão e a laranja e de refrigerantes. Vinagres e molhos de tomate também geram sensibilidade em algumas pessoas.

O café, a cerveja e bebidas energéticas também podem causar o desconforto. O mesmo vale para alimentos com muito açúcar.

Porém, não são os alimentos que causam a sensibilidade, mas a forma de realizar a profilaxia após sua ingestão. Para evitar o problema é preciso enxaguar a boca apenas com água após a ingestão destes alimentos. A escovação só deve ser feita após 30 minutos, nunca logo após o consumo. O motivo é que o creme dental pode reagir com as substâncias ácidas dos alimentos e potencializar o efeito nocivo.

Outra dica importante é ingerir as bebidas mais ácidas com canudinho sempre que possível. Assim é possível evitar o seu contato com os dentes.

Se você sofre com a sensibilidade dentária saiba que seu problema tem solução. Procure por um dentista para descobrir a causa do problema e tratar de forma correta. Quanto antes for realizado o diagnóstico melhor para evitar complicações que podem causar danos mais graves aos dentes. Agende uma consulta na Clínica Jin e saiba como resolver o problema.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *