Gengivoplastia: Pra Que é e Como é Feita Esta Cirurgia?

A gengivoplastia é uma cirurgia realizada para remodelar os contornos da gengiva de um paciente. O objetivo, na maioria dos casos, é deixar o sorriso mais bonito e simétrico. Por isso, essa intervenção também é chamada de plástica gengival.

Diversos famosos já recorreram a esta técnica para deixar seu sorriso mais harmonioso. Basicamente, na gengivoplastia o dentista remove o excesso de gengiva, ou em alguns casos o tecido ósseo, na região bucal. A quantidade de gengiva removida é milimetricamente estudada para que o paciente alcance o resultado desejado sem nenhum prejuízo funcional.

Em que situações a gengivoplastia é recomendada?

Esta cirurgia é recomendada para pacientes que querem deixar seu sorriso mais estético ou corrigir alguma dificuldade de escovação. Considera-se que um sorriso harmonioso é aquele que não deixa mais de 3 mm da gengiva exposta. No entanto, isso não é uma regra e o paciente é quem decide se quer ou não fazer a cirurgia.

Em alguns casos pode-se realizar também o enxerto de conjuntivo, recomendado para pacientes com retração gengival. Neste caso, uma parte do tecido de outra parte da cavidade bucal é acrescentado na gengiva. O objetivo principal é recobrir áreas em que houve uma retração da gengiva, o que torna a raiz dos dentes mais expostas.

Por dentro da harmonia dentofacial

Quando o paciente chega ao consultório disposto a fazer a intervenção, o dentista estuda sua cavidade bucal para fazer uma harmonização dentofacial. Isso significa levar em conta o alinhamento dos dentes, o tamanho, a cor e até o formato do rosto. Tudo isso ajuda a criar um plano de tratamento adequado de acordo com as características de cada paciente.

É importante lembrar que o paciente precisa estar com a saúde bucal em perfeitas condições. Problemas como cárie dentária e doenças periodontais devem ser tratadas antes do procedimento.

Como é feita a cirurgia de gengivoplastia?

Para remover o excesso de gengiva é preciso uma intervenção cirúrgica simples na maioria dos casos. Por meio do tratamento o dentista consegue fazer um novo contorno para a gengiva, delineado de acordo com o almejado. Isso é realizado com anestesia local e não gera dor para o paciente. O dentista pode utilizar o laser ou o bisturi de acordo com a necessidade.

Muitas pessoas consideram a gengivoplastia uma cirurgia meramente estética, mas não é bem assim. Quando a exposição gengival é muito grande temos o que é chamado de sorriso gengival. Este tipo de situação além de gerar desconforto estético em alguns pacientes pode trazer alguns prejuízos na escovação. Isso porque a gengiva dificulta o processo de limpeza dos dentes em alguns casos.

Quem faz a gengivoplastia?

A gengivoplastia deve ser realizada por um dentista especialista em Periodontia. O periodontista é o profissional que cuida de todos os tecidos que sustentam os dentes, incluindo a gengiva. A cirurgia deve levar em conta a satisfação estética do paciente. Porém, outros fatores precisam ser levados em conta. Os tecidos de sustentação devem permanecer cumprindo sua função adequadamente. Do contrário, os dentes poderiam se enfraquecer.

É por este motivo que a cirurgia deve ser realizada por um periodontista de confiança. Este profissional é que saberá fazer a intervenção correta sem gerar nenhum tipo de problema funcional na cavidade oral.

Se você tem interesse em deixar seu sorriso mais harmonioso, agende uma consulta na Clínica Jin.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *