Implante Unitário: Quando é Necessário?

Você já ouviu falar em implante unitário? Este procedimento é muito útil para os pacientes que perderam um único dente. E, diferentemente do que algumas pessoas pensam, isso não acontece apenas com pessoas idosas. Diversos acidentes e doenças podem levar à queda de um dente. Saiba mais sobre o implante unitário e quando ele é necessário.

Quais são as características do implante unitário?

O implante unitário funciona como a raiz do novo dente que será colocado. Por isso, ele não é o dente em si, mas o suporte. O dente substituto é chamado de prótese. A prótese é que terá a cor e formato de um dente e cumprirá papel estético e funcional.

O implante unitário se parece com um parafuso, feito de titânio. Este material é utilizado por ser altamente compatível com o organismo humano. Por isso, não há chances de rejeição. O cirurgião-dentista abre um espaço dentro do osso para que o implante seja instalado. Por isso, ele é muito seguro e não há possibilidade de queda.

Depois de instalado, o paciente pode ganhar uma prótese provisória até que a cicatrização aconteça. Aí, o dentista coloca a prótese definitiva.

Todo o procedimento é rápido e indolor, feito apenas com anestesia local.

Quando ele é necessário?

O implante unitário é indicado para pessoas que perderam um único dente na cavidade bucal. Isso pode acontecer por diversos motivos. Alguns deles são traumas, acidentes e pancadas na região. Uma pessoa pode perder um dente jogando bola ou após uma queda, por exemplo.

Outros motivos que levam à perda dentária são a cárie e doenças bucais. Entre estas doenças podemos citar a periodontite, que é a inflamação dos tecidos que sustentam o dente. Há ainda o cálculo dental, espécie de pedra pequena que nasce na cavidade bucal.

Existem ainda problemas de saúde extra-bucais que podem afetar os ossos que sustentam os dentes. É o caso de doenças genéticas ou crônicas como a diabetes, por exemplo.

Alguns tipos de tratamento que envolvem terapias agressivas ao organismo também podem enfraquecer os dentes. É o caso da quimioterapia, por exemplo.

Quais são os benefícios do implante unitário?

O implante dentário é uma das opções mais seguras e eficazes para a perda de um único dente. Isso porque o implante é osseointegrado, ou seja, é integrado à maxila ou à mandíbula. Na prática isso significa que o paciente terá uma mastigação muito mais efetiva. Além disso, o resultado é ótimo esteticamente, pois o organismo entende que o dente existe e continua enviando cálcio para a região. Com isso, é como se o paciente estivesse com seu dente natural e sua ossatura continua simétrica em relação ao rosto.

Além disso, a própria cirurgia é mais tranquila, pois o dentista intervem apenas no espaço onde falta o dente. Por este motivo, não há nenhum tipo de desgaste nos dentes vizinhos e a estrutura óssea continua intacta.

O período de adaptação também é muito rápido e logo o paciente consegue voltar a sua rotina normal de alimentação.

Se você teve perda de um único dente agende sua consulta de urgência na Clínica Jin. Nossos dentistas são especialistas em implantes e próteses. Deixe que a gente devolva o seu melhor sorriso.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *