Língua Geográfica: O Que Podem Ser as Manchas Vermelhas Nesta Região?

Glossite migratória benigna: o nome é um pouco complicado, mas a doença é conhecida por bastante gente. A glossite nada mais é do que pequenas manchas que aparecem na região da língua. As manchas geralmente são avermelhadas e seu desenho se assemelha a um mapa. É por isso que é popularmente conhecida como língua geográfica. Apesar de causar muito medo nos pacientes, não se trata de nenhuma condição grave. Veja abaixo como se transmite esta doença e como preveni-la.

Características da língua geográfica

Esta doença de língua caracteriza-se por lesões que podem ter diferentes formatos e tamanhos. Até mesmo a cor pode variar de tons avermelhados, amarelados e esbranquiçados. Outra característica é que as lesões podem permanecer no mesmo local ou migrar para outras regiões da língua. Por isso, é comum que as manchas desapareçam e tornem a aparecer em locais diferentes.

O tempo para que as manchas desapareçam varia de indivíduo para indivíduo. Alguns percebem a sua diminuição dentro de algumas horas. Outros passam semanas e até meses com as lesões.

A maioria dos pacientes não sentem dor ou desconforto enquanto estão com a doença. No entanto, a glossite pode gerar sensação de queimação, sensibilidade e dores leves em algumas pessoas.

Quais são as causas?

Uma das principais causas da língua geográfica é o estresse. O estresse faz com que a imunidade do indivíduo fique baixa. Isso, por sua vez, favorece o aparecimento da doença. Além disso, há outros fatores que podem ocasionar o problema. Os principais são:

  • Distúrbios hormonais;
  • Predisposição genética;
  • Diabetes;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Alergias;
  • Fissuras na língua.

Esta doença pode ser considerada grave?

Por conta de suas características, a língua geográfica costuma assustar muito os pacientes. Como as manchas variam de tamanho e mudam de lugar, é comum que as pessoas pensem se tratar de algo mais grave. Inclusive, não são poucos os pacientes que chegam ao consultório com medo de estarem com câncer. A ansiedade é tanta que acaba até mesmo retardando o processo de cura da doença. No entanto, não há motivos para preocupação. A língua geográfica não é uma doença grave e regride sozinha depois de algum período.

Caso você perceba algum tipo de mancha na sua língua não hesite em procurar por um dentista estomatologista. Este é o especialista responsável por tratar de todas as doenças e lesões que acometem esta região. Por isso, ele é o mais indicado para realizar o diagnóstico de língua geográfica. O profissional solicitará exames clínicos e biópsia quando necessário. Para o tratamento podem ser indicados alguns medicamentos bem como mudanças na rotina.

Como prevenir a língua geográfica?

A melhor forma de evitar este tipo de problema é com hábitos saudáveis de vida. O estresse é um dos fatores mais envolvidos no aparecimento da lesão. Por isso, é importante que o paciente tente adotar um estilo de vida mais tranquilo. Isso vale especialmente para quem tem a doença de forma recorrente.

Se você tem algum tipo de lesão na boca, procure por um dentista estomatologista. Agende sua consulta na Clínica Jin para receber o melhor cuidado para a sua saúde bucal!


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *