Manchas Brancas na Boca. O Que Pode Ser Isso?

maio 20, 2021

As manchas brancas na cavidade bucal podem ser causadas por diversas lesões. Em alguns casos, pode se tratar de leucoplasias de simples tratamento. Porém, as manchas brancas podem significar algo mais grave. Veja abaixo quais são as doenças mais comuns que causam lesões esbranquiçadas na boca ou na língua

Leucoplasia benigna

A leucoplasia pode ser descrita como manchas brancas que aparecem nos tecidos da cavidade bucal. Elas aparecem geralmente na gengiva, na língua, parte interna das bochechas ou no palato. A leucoplasia benigna pode ser causada por conta de maus hábitos como fumar ou ingerir bebidas alcoólicas. Também pode ser originada pelo uso de próteses.

O tratamento é muito importante já que uma leucoplasia benigna pode evoluir para um câncer bucal. Em algumas situações o simples fato de não se expor aos hábitos nocivos já fazem com que elas desapareçam. Em outros casos pode ser necessária uma terapia a laser.

Câncer bucal

O câncer de boca pode afetar os lábios e a parte interna da região bucal. Seus principais sintomas são lesões, aftas ou manchas que não desaparecem por mais de 15 dias. Essas lesões podem aparecer em qualquer parte da boca e dos lábios. Outros sintomas são nódulos no pescoço e rouquidão.

Sua causa está bastante associada ao tabagismo, alcoolismo e ao vírus HPV. O tratamento pode incluir uma cirurgia local ou radioterapia.

Candidíase oral

A candidíase oral é uma infecção causada geralmente por fungos Candida Albicans. A sua principal sintomatologia é composta por lesões brancas na língua ou nos tecidos moles da boca.

A candidíase pode ser causada por um desequilíbrio entre os microrganismos que vivem na cavidade bucal. Isso pode ocorrer por conta de estresse, doenças crônicas, uso de antibióticos, etc.

Como seus sintomas são parecidos, muita gente confunde a candidíase oral com a leucoplasia. No entanto, são doenças distintas que requerem intervenções distintas. No caso da candidíase podem ser utilizados medicamentos tópicos. A doença geralmente desaparece após uma ou duas semanas do tratamento.

Líquen Plano

O Líquen Plano se caracteriza por manchas brancas na cavidade bucal e na pele. Pode aparecer inclusive nas regiões genitais, nas unhas e no couro cabeludo. As manchas geralmente se parecem com teias de aranha. É uma doença que geralmente ataca indivíduos com a imunidade baixa ou prejudicada. Na maior parte dos casos, a doença desaparece sozinha após algumas semanas.

Língua geográfica

A língua geográfica se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas na língua, formando a imagem de um mapa. As manchas também podem migrar de um lugar para outro. Apesar de esteticamente incômoda a doença não é grave e geralmente desaparece em algumas semanas.

Sua causa é comumente associada ao estresse e a uma baixa na imunidade. O tratamento pode incluir hábitos saudáveis de vida para controlar o estresse.

Qual profissional é o mais indicado para o diagnóstico?

O profissional responsável por fazer o diagnóstico de qualquer uma destas afecções é o dentista estomatologista.

A estomatologia é a especialidade que cuida do diagnóstico e do tratamento de doenças bucais. Por isso, este dentista especialista é o mais indicado para fazer qualquer tipo de avaliação sobre lesões na boca.

É fundamental identificar a origem e causa das lesões brancas para que o tratamento seja feito da forma correta. Por isso, a consulta com um dentista estomatologista deve ser realizada.

Se você procura um dentista estomatologista de confiança venha para a Clínica Jin. Agende uma consulta com um de nossos dentistas especialistas.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

Sair da versão mobile