O Que é Enxerto Ósseo?

julho 22, 2021

O enxerto ósseo é uma técnica utilizada para permitir a sustentação de um implante dentário. Ele é necessário em pacientes com baixo volume ósseo. O enxerto ósseo pode ser colocado tanto na maxila quanto na mandíbula. Saiba mais sobre o enxerto ósseo, quando ele é recomendado e como a cirurgia é feita.

Para que serve um enxerto ósseo?

Um enxerto ósseo é a colocação de osso em alguma região do corpo onde não há volume suficiente. No caso da odontologia o enxerto serve para dar sustentação a alguma região que receberá um implante dentário. Ou seja, o osso pode ser inserido na maxila ou na mandíbula.

Existem alguns tipos de osso que podem ser enxertados: autógeno, isógeno, homógeno e heterógeno.

O enxerto autógeno ocorre quando o osso é retirado do próprio paciente que deverá recebê-lo. Neste caso, o osso é retirado de uma região e inserido na maxila ou na mandíbula. Este é o tipo de enxerto mais recomendado por conta da sua alta compatibilidade com o organismo do paciente.

No caso do osso isógeno, ele é recebido de outra pessoa que compartilhe da mesma carga genética que o paciente.

O osso homógeno é obtido de pessoas com carga genética diferente do paciente. E o heterógeno, por sua vez, é o osso adquirido de animais.

Existem ainda os modelos aloplásticos, que são materiais sintéticos.

Quando o enxerto ósseo é recomendado?

Um enxerto geralmente é necessário para que o paciente com baixo volume ósseo possa colocar o implante dentário. O implante representa um grande avanço na odontologia contemporânea. Por meio dele, um paciente pode ter de volta sua função mastigatória, melhorar a fala e a estética. Porém, nem sempre há estrutura suficiente para que ele seja instalado.

Por isso, o enxerto é indicado para pacientes que sofreram com reabsorção óssea e por isso não conseguem colocar implante. Afinal, o que significa isso? Quando o paciente tem perda dentária pode ocorrer a retração do osso que sustentava esse dente. Isso acontece especialmente com quem demora mais tempo para substituir o dente perdido.

Essa reabsorção óssea ocorre porque na ausência dentária o organismo deixa de liberar nutrientes que fortaleçam este osso. Com o tempo, ele começa a diminuir de tamanho. Por isso, o enxerto pode ser a solução para a tal sonhada colocação de implantes nestes casos.

Como o enxerto é feito?

Em primeiro lugar é removido o osso de alguma região do corpo. Os ossos mais utilizados são os retirados da medula óssea, túber da maxila e do osso ilíaco. Porém, o dentista é que deve avaliar qual osso é mais recomendado para cada situação. Caso o paciente necessite de ossos de outro indivíduo podem ser utilizados o úmero, o fêmur, a tíbia, etc.

Após isso, a colocação do osso é feita na maxila ou mandíbula. A cirurgia é simples e requer apenas anestesia local na maioria dos casos. O período de recuperação e adaptação do osso na cavidade bucal varia entre 4 a 6 meses. Após isso, o paciente está apto a colocar os implantes.

Se você quer saber mais sobre implante dentário e enxerto ósseo agende uma consulta na Clínica Jin. Nossos profissionais são especialistas em implante e cirurgias relacionadas. Tire todas as suas dúvidas conosco.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

Sair da versão mobile