Clinica Jin - O Que São Alinhadores Invisíveis?

O Que São Alinhadores Invisíveis?

junho 1, 2021

Quando ouvimos falar em aparelhos ortodônticos logo vêm à nossa mente os aparelhos tradicionais metálicos. Mas isso está no passado existem Alinhadores Invisíveis e estes modelos são muitos estéticos.

Com a evolução da Ortodontia vários tipos de aparelhos surgiram com modelos muitos mais estilosos.

Antes de falarmos sobre os principais, os Alinhadores Invisíveis, vamos mostrar os tipos de aparelhos disponíveis hoje no mercado.

Tipos de aparelhos dentários

  • Aparelho fixo tradicional

Esse é o tipo de aparelho mais comum que existe. Basicamente, é composto por um fio metálico, bandas e brackets, pecinhas que ficam coladas nos dentes. O aparelho força os dentes para se movimentarem e ficarem na posição correta.

Este tipo é indicado para os casos em que o paciente precisa reposicionar os dentes. É também o mais indicado para corrigir problemas mais graves.

  • Aparelho estético fixo

O aparelho estético fixo funciona da mesma forma que o tradicional. A grande diferença é que os materiais utilizados na sua composição são transparentes. Há modelos em que se utiliza a porcelana. Outros são feitos com safira. O resultado é um aparelho mais estético e discreto.

  • Aparelho Removível ou móvel

O aparelho móvel, como é mais conhecido, é indicado para casos mais simples de dentes desalinhados. Também é comumente utilizado por crianças que ainda não têm todos os dentes permanentes. Pode, ainda, ser indicado para pacientes após a remoção do aparelho fixo. Isso porque o aparelho móvel ajuda a evitar que os dentes voltem a desalinhar após a retirada do outro.

Geralmente este tipo de aparelho é feito com material acrílico e tem estrutura leve.

  • Expansor palatino

Esse tipo de aparelho foi desenvolvido para corrigir problemas relacionados ao palato, ou céu da boca. Por meio dele, a arcada dentária pode se tornar mais aumentada. Seu uso é indicado para casos de mordida cruzada ou falta de espaço que impedem o alinhamento dos dentes. São geralmente fixos no céu da boca.

  • Alinhadores transparentes

Agora chegou a vez de falarmos deles: os alinhadores transparentes. Este tipo de aparelho também é considerado estético. No entanto, sua evolução é muito superior em relação aos outros modelos.

Os alinhadores são placas feitas de acetato e são praticamente invisíveis, o que os torna muito discretos. Além disso, a forma como são elaborados mostra toda a evolução que a ortodontia alcançou nos últimos anos. Os alinhadores transparentes são feitos sob medida de acordo com as características do paciente. Todo o estudo da arcada dentária é realizado por meio de softwares com alta tecnologia 3D. Isso tudo possibilita visualizar a quantidade de placas necessárias para o tratamento.

Os alinhadores podem ser utilizados tanto para corrigir desalinhamentos mais simples quanto os casos mais graves.

Outro grande benefício é que é um modelo bastante confortável e mais fácil de higienizar.

Além de todas estas vantagens, geralmente o tempo para deixar os dentes alinhados é inferior ao dos aparelhos convencionais.

Cuidados com os alinhadores

Mesmo com todas as vantagens e conforto proporcionado pelos alinhadores o paciente precisa ter alguns cuidados. Um deles é em relação ao próprio tratamento, já que é preciso tirá-lo e colocá-lo ao longo do dia. Outro cuidado básico é em relação a higienização do aparelho. Os alinhadores também precisam ser escovados de acordo com as recomendações do dentista. Isso é muito importante para evitar que bactérias se acumulem na região.

Consulte sempre um especialista em Ortodontia e invista em sua saúde bucal!


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso