Clinica Jin - O segredo por trás das brigas do BBB e a DTM

O segredo por trás das brigas do BBB e a DTM

janeiro 18, 2022

Mais um ano se inicia e, junto a ele, uma nova edição do famoso Big Brother Brasil. Tal é o reality show mais famoso e que mais gera audiência no Brasil. Durante 3 meses, 20 participantes de diferentes gêneros, idades e culturas, ficam confinados participando de jogos, festas e disputas. Com o decorrer do BBB, os participantes vão se eliminando, tendo que votar entre si para o paredão. Por fim, o último restante no programa é o vencedor que leva 1 milhão de reais para casa.

Muitos vão para o reality visando chamar atenção para si, ganhando assim, projeção e o coração das pessoas. Durante o programa, os participantes ganham afinidade, estabelecem rixas, criam relacionamentos e tudo isso faz parte do envolvimento no jogo. Mas, já pararam para pensar por que que os participantes arrumam tantas brigas? Por que o ambiente é tão desarmonioso e polêmico? Em partes, podemos pontuar como tática dos participantes, mas não é apenas isso. Há uma estratégia que a organização traça para impulsionar essas atitudes. Hoje, vamos contar o segredo por trás das brigas do BBB. Confira!

O que o BBB faz para que os participantes briguem?

Quem costuma assistir ao programa, já deve ter notado que o design do ambiente é extremamente colorido, cheio de detalhes, iluminado e extravagante. Isso têm um motivo. Através da decoração do local, os participantes podem desenvolver o sentimento de desconforto, raiva e até ansiedade. Fatores como o tempo de estadia, a competição e diferença entre os participantes, também influenciam bastante.

É comum pintarmos as paredes da nossa casa com cores pastéis que, por sua vez, nos trazem o sentimento de paz e harmonia. Já na casa que ocorre o jogo, as paredes contam com cores fortes como rosas, vermelhos e amarelos. Os ambientes são totalmente desarmônicos uns com os outros e sempre contam com muitos detalhes – o que tira a nossa sensação de paz.

Agora se coloque no lugar do participante. Viver 3 meses com 19 pessoas que você nunca viu na vida. Acordar, dormir, comer e se relacionar com elas vira um desafio quando o ambiente não proporciona um “conforto mental”. Cada quarto temático e área decorada é feita de modo que quem esteja no local, não se sinta em plena tranquilidade.

O que isso tem haver com a odontologia?

Nesse momento, você deve estar se perguntando. Por que estou lendo sobre o BBB em um blog de odontologia? E a resposta é bastante simples. Absolutamente tudo o que fazemos pode vir a interferir na saúde mental. E esta, pode facilmente afetar a ATM – também conhecida como Articulação Temporomandibular.

Responsável por ligar a mandíbula com o resto do crânio, proporcionar os movimentos de abre e fecha e vai e volta, um distúrbio na ATM pode causar sérios problemas a saúde.

Mas que impactos o BBB causa na minha saúde mental ?

  • Ansiedade e estresse;
  • Claustrofobia;
  • Inquietação;
  • Raiva;
  • Angústia.

Todos esses reflexos da decoração, são prejudiciais à nossa saúde mental que, por sua vez, pode atacar a saúde corporal. Quando estamos ansiosos, angustiados ou com raiva, podemos desenvolver o bruxismo, doença que leva a pessoa a ranger e morder os dentes com muita força.

O bruxismo é mais comum do que se imagina. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 30% da população mundial se encontra nessa condição. Além de ser refém desta situação, os músculos do nosso corpo tencionam e nossa mente nos impede de descansar – o que impulsiona demais um quadro de bruxismo e DTM.

O que é a DTM ? Como ele prejudica minha saúde ?

A DTM é uma alteração que afeta a Articulação Temporomandibular (ATM), a mais complexa do corpo humano. A ATM basicamente é responsável pelos movimentos de abrir e fechar a boca. Por isso, ela é fundamental no processo de mastigação, deglutição e até da fala.

Segundo a Academia Americana de Dor Orofacial, até 75% da população mundial apresenta algum sintoma de DTM.

Sua principal característica é a dor na cavidade oral e na face, que pode atingir ossos e músculos. Isso quer dizer que o paciente pode apresentar dor de cabeça, dor de dente, dor de ouvido e até dor na nuca. No entanto, a enxaqueca é um dos sintomas mais comuns. Isso ocorre porque a dor nos músculos da cabeça e do pescoço causadas pela DTM acaba por desencadear a cefaleia.

A dor de cabeça da DTM geralmente vem acompanhada de outros sintomas. Os principais são estalos na região na mandíbula e sensação de cansaço na articulação craniofacial. A DTM também pode causar dificuldade para abrir e fechar a boca.

Quem somos?

Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:

Atenção: nenhuma das informações confirmam o diagnóstico do paciente ou substituem uma consulta presencial!

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso