Onlay Cerâmico: Quando Esta Prótese é Necessária?

O onlay cerâmico é uma prótese utilizada para devolver a estrutura e a estética de um dente fraturado. Este procedimento faz parte da restauração indireta, ou seja, a prótese é confeccionada em laboratório. Saiba mais sobre as vantagens do onlay cerâmico e quando seu uso é indicado.

O que é o onlay?

Onlay é uma prótese que serve para corrigir algum dano ou fratura em um dente. Esses danos podem ser causados tanto por traumas quanto pela ação da cárie dentária. O onlay é confeccionado em laboratório e sua aparência deve ficar o mais próximo possível do dente original.

Quando o material utilizado é a cerâmica há muitos benefícios para tratamento. O principal é a cor e a estrutura que deixam o sorriso muito natural. A cerâmica, porém, vai muito além da função estética. Suas propriedades tornam a prótese super resistente, por isso é o tipo de material mais recomendado para um bom resultado.

Quando o onlay cerâmico é indicado?

As restaurações indiretas como o onlay são cada vez mais utilizadas nos consultórios odontológicos. Seu uso é indicado especialmente para os dentes que tem uma cavidade maior, ou seja, os posteriores que ficam no fundo da boca. São os dentes molares e os pré-molares.

O onlay também pode ser útil para substituir restaurações que se danificaram ou não foram feitas adequadamente.

Essa prótese também pode ser utilizada para diminuir espaços entre um dente em outro. Isso ajuda a evitar o acúmulo de bactérias nestas áreas.

Muita gente também não sabe quando deve colocar uma coroa e quando deve colocar o onlay. O onlay serve para substituir a cúspide do dente, ou seja, suas pontas mais agudas que servem para triturar os alimentos. Já a coroa dentária é utilizada para substituir a superfície do dente, mas também pode substituir o dente inteiro. Por isso, ela é indicada quando o dano no dente é maior.

Por que não posso fazer uma restauração mais simples?

A restauração direta, ou seja, feita no consultório é indicada apenas em alguns casos. Quando a cárie ou doença periodontal não está tão avançada o dentista pode fazer uma obturação. Porém, há casos em que o dano no dente é mais profundo. Neste caso, para que a restauração fique satisfatória a prótese deve ser confeccionada em laboratório. Tudo é feito a partir de um molde que deixará a peça perfeita para o encaixe na cavidade bucal.

Há contraindicações para a aplicação do onlay?

O onlay só pode ser instalado caso o paciente não apresente doenças bucais. Caso o paciente tenha cárie, gengivite ou periodontite o tratamento é necessário antes da colocação do onlay. O mesmo vale para pacientes com bruxismo, ou seja, o hábito de ranger e apertar os dentes. O bruxismo pode prejudicar a eficiência da prótese e por isso deve ser tratado.

Outra condição importante é que o paciente tenha uma boa oclusão, ou seja, uma mordida adequada. Caso esse não seja o caso o ortodontista pode indicar um tratamento ortodôntico.

Se você quer saber mais sobre prótese dentária agende uma consulta na Clínica Jin. Existem diversos tipos de prótese cada qual com a sua função. Tire todas as suas dúvidas com nossos dentistas especialistas em prótese e implante.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *