Os benefícios da cafeína à nossa saúde e a relação com a DTM

Se você mora no Brasil, provavelmente, você já tomou um cafezinho hoje. Isso porque, depois da água, o café é a bebida mais consumida pelos brasileiros. Famoso pelo seu efeito estimulante, o nosso aliado do dia a dia, carrega uma série de nutrientes capazes de fortalecer nossa saúde e prevenir doenças, muito mais do que nos despertar.

Hoje, vamos mostrar quais são as contribuições que uma simples xícara de café, quando consumida corretamente, pode trazer à nossa saúde. Confira!

Prevenção de AVC

Uma pesquisa feita pelo Nurses Health Study, sugere que o consumo regular do café, pode diminuir os riscos de derrame. O estudo feito com mais de 80 mil pessoas, constatou que o consumo da bebida gera um efeito antioxidante, efeito esse, capaz de reduzir o acumulo de gorduras saturadas. Portanto, pode-se afirmar que o consumo do café ajuda na prevenção do AVC.

Prevenção do Alzheimer

A ação da cafeína no nosso cérebro, traz outro beneficio à nossa vida, a prevenção do alzheimer. Um estudo publicado pela revista científica Journal of Neuroinflammation, afirmou que a substância fortalece a barreira sanguínea do cérebro. Tal barreira, tem como função, proteger o sistema nervoso central contra substâncias malignas encontradas no nosso sangue.

O consumo da bebida também controla o nível de colesterol do nosso sangue. Caso esteja muito alto, o colesterol pode abalar nossa proteção e deixar nosso cérebro vulnerável à doença.

Fortalece a memória

Outro beneficio do café na nossa saúde é a sua ação na nossa memória. A Universidade Johns Hopkins (EUA) estudou 44 pessoas, as quais passaram por testes de memória antes e depois do consumo do café. O resultado concluiu que após o consumo da bebida, nosso cérebro apresenta mais facilidade na memorização.

Ajuda no emagrecimento

O consumo regular do café pode nos ajudar a emagrecer. A cafeína acelera o nosso metabolismo, o que por sua vez, queima nossa gordura corporal. Os choques de adrenalina que a bebida causa no nosso organismo, teoricamente, diluem as células de gordura e as liberam para o sangue.

Vale lembrar, apenas o consumo do café não é o suficiente para emagrecer, mas sim uma dieta organizada e uma rotina saudável. A cafeína irá apenas ajudar no processo.

Prevenção do câncer

Uma pesquisa feita na Itália pelo Istituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri, constatou que o consumo do café reduz em 41% o desenvolvimento do tumor, e diminui em 18% a chance de se desenvolver um câncer. Acredita-se que isso aconteça, devido a presença dos antioxidantes na bebida, tais substâncias combatem os radicais livres, grandes impulsionadores do quadro da doença.

Prevenção de problemas cardíacos

De acordo com estudos realizados na universidade de Harvard, pode-se afirmar que o consumo do café 4 vezes ao dia, pode diminuir em 11% as chances de um ataque cardíaco.

Os polifenóis encontrados na bebida, atacam os radicais livres no nosso organismo, substâncias que alteram nosso DNA e aumentam nosso colesterol, nos deixando propícios a ataques cardíacos.

Relação do café e da DTM

Como pudemos ver acima, o consumo regular do café traz diversos benefícios à nossa saúde, desde prevenção de doenças, até o fortalecimento da memória. No entanto, esses não são os únicos motivos para consumi-la. As estruturas da cafeína ajudam à combater o estresse, ou melhor, preveni-lo.

Quando apresentamos sinais de irritação e cansaço, a adenosina, substância causadora do estresse, liga-se com as células cerebrais e geram os sintomas de tensão que incomodam tanto. No entanto, quando consumimos a cafeína, ela se conecta com esses receptores e impede a adenosina de fazer a ligação. Com isso, o mal é cortado pela raiz, o estresse diminui e os sintomas somem.

Mas o que o estresse tem haver com a DTM? É possível afirmar que o estresse é um dos maiores causadores da disfunção. A irritabilidade do dia a dia pode impulsionar a pessoa cada vez mais a desenvolver um quadro de bruxismo, o velho hábito de apertar os dentes.

O bruxismo, por sua vez, pode comprometer a nossa ATM, articulação temporomandibular, responsável por ligar a mandíbula e o crânio, além disso, proporciona os movimentos de vai e volta e abre e fecha da boca.

Por isso, vale a curiosidade, uma rotina com o café presente pode te deixar muito mais relaxado, animado e produtivo, logo, uma DTM será menos provável.

Para saber mais, veja a experiência da nossa paciente Marília que, veio à nossa clínica, apresentou sinais de estresse e descobriu que a raiz das suas dores vinham da DTM.

Quem somos?

Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:

Atenção: nenhuma das informações confirmam o diagnóstico do paciente ou substituem uma consulta presencial!

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.

Sair da versão mobile