Os Principais Mitos Que Envolvem a Prótese Dentária

Veja como é instalada a prótese coroa de porcelana:

A prótese dentária é um dispositivo que pode substituir um ou mais dentes na cavidade bucal. Apesar de muita gente utilizar diversos tipos de prótese há muitos mitos que circundam este procedimento. Veja abaixo quais são os principais e saiba como desconstruí-los.

Mito: Apenas pessoas mais velhas devem utilizar prótese

Engana-se quem pensa que só pessoas idosas precisam de próteses dentárias. Estes dispositivos podem salvar o sorriso de muitas pessoas. As próteses são indicadas para pessoas que perderam um ou mais dentes em acidentes, traumas ou por doenças. Pessoas de todas as idades estão sujeitas a estas situações.

Portanto, a prótese dentária é utilizada por pessoas jovens para substituir um ou mais dentes sempre que necessário. As próteses podem cobrir um dente parcialmente ou podem substituí-lo por inteiro.

Mito: Prótese é a mesma coisa que dentadura

Muita gente acredita que prótese é o mesmo que dentadura. Porém, a dentadura é apenas um tipo de prótese dentária que é utilizada para substituir todos os dentes. Ainda assim, existem outros procedimentos que podem cumprir esta função como os implantes dentários. Os implantes são altamente estéticos e deixam o sorriso muito mais natural do que a dentadura convencional.

Existem diversos modelos indicados para as mais variadas funções. A coroa de porcelana, por exemplo, é um tipo totalmente estético e delicado. Há também as pontes utilizadas quando o paciente não pode colocar implante dentário. A ponte é fixada por meio de uma liga de metal instalada atrás dos dentes remanescentes.

Mito: A prótese pode cair e me deixar sem os dentes

No caso da prótese fixa a queda é impossível de acontecer. O dispositivo fica bem fixado seja em implantes seja em dentes remanescentes.

Já as próteses removíveis precisam ser colocadas com bastante habilidade. Quando instaladas em uma clínica de confiança, porém, não correm risco de cair. Para isso, é importante que ela esteja bem ajustada e adequada para a cavidade bucal do paciente.

Mito: Com a prótese dentária não é possível comer alimentos duros

Assim que é instalada a prótese dentária o paciente deve ter uma dieta restritiva. Porém, isso ocorre apenas por alguns dias para que haja a adaptação e cicatrização. Após este período o paciente pode voltar a comer qualquer tipo de alimento. Os cuidados são os mesmos para quem tem dentes naturais. Ou seja, mastigar com cuidado não forçando os dentes da frente. Além disso, é importante ter uma dieta balanceada rica em verduras, legumes e frutas. A higienização também é fundamental para que haja uma maior durabilidade da prótese.

Mito: As pessoas percebem que estou com prótese

Hoje em dia as próteses são confeccionadas com material bastante estético. O avanço tecnológico da odontologia proporciona tratamentos muito mais simples e eficazes. Por isso, ninguém nota que a pessoa utiliza prótese a não ser que ela opte por falar. O sorriso fica natural tal qual uma pessoa com dentes naturais. Aliás, em algumas situações a prótese pode até corrigir espaços e imperfeições que antes existiam no dente natural.

Desmistificar tratamentos dentários é fundamental para que o paciente se sinta seguro. Se você quer saber mais sobre prótese dentária agende uma consulta com um dos nossos dentistas especialistas.

**Nenhuma das informações acima substitui uma consulta presencial.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile