Para Que Serve e Como Funciona a Laserterapia?

julho 7, 2021

Quando falamos de laserterapia estamos tratando de uma das técnicas mais avançadas da odontologia contemporânea. A laserterapia basicamente consiste na emissão de feixes de luz com baixa frequência. Estes feixes, por sua vez, possuem diversos efeitos terapêuticos. Saiba mais sobre o que é a laserterapia, como ela funciona e quando é indicada.

Para que serve a laserterapia?

Este tratamento é indicado em diversas situações. As mais comuns são as que envolvem doenças bucais. Por isso, a laserterapia é uma técnica muito utilizada pelo dentista especialista em estomatologia. O dentista estomatologista é aquele que cuida de todas as afecções que surgem na cavidade oral. Manchas vermelhas ou brancas, lesões, aftas, úlceras: todas as doenças bucais podem ser diagnosticadas e tratadas pelo estomatologista.

Uma das principais ações da laserterapia é acelerar o processo de cicatrização de uma lesão. Além disso, ela é muito útil para diminuir a inflamação causada por qualquer tipo de doença bucal. Por isso, esta técnica pode ser útil para auxiliar a recuperação de problemas como herpes, mucosite, estomatite, língua geográfica, etc. Até mesmo alguns tratamentos para a DTM, disfunção da articulação que liga o crânio à mandíbula, utilizam a laserterapia.

Outra utilidade desta técnica é evitar o surgimento de lesões após a realização de algum procedimento cirúrgico. Por exemplo, a terapia pode ser utilizada para evitar o surgimento de aftas na cavidade bucal.

Existe ainda a possibilidade de utilizar este procedimento para tratar lesões causadas por aparelhos ortodônticos.

A laserterapia pode, ainda, ser utilizada em outras áreas da medicina. É o caso da laserterapia de alta intensidade, que pode ser útil para a remoção ou corte de tecidos.

Como funciona a laserterapia?

A terapia a laser possui ação analgésica e anti-inflamatória. Os feixes de luz são emitidos e absorvidos pelas células do organismo. A ação destes feixes emitidos em baixa intensidade faz com que haja uma maior produção de substâncias como endorfina no organismo humano.

Além disso, a laserterapia inibe a produção de prostaglandinas, substâncias responsáveis pela sensação de dor. Outra característica desta terapia é um relaxamento dos músculos, que deixam de contrair e causar desconforto.

Para que este efeito seja alcançado é fundamental que o dentista saiba o tempo correto de exposição que deve ocorrer no tratamento. Além disso, ele deve saber bem o local onde deve ser realizada a emissão da energia.

A laserterapia de baixa potência oferece riscos?

A terapia com laser utilizada no tratamento de doenças bucais não oferece riscos à saúde. Por isso, a sua aplicação pode ocorrer quantas vezes for necessário sem que prejudique o paciente. Isso inclui até mesmo as crianças, que também podem realizar o tratamento com laserterapia.

Em algumas situações basta uma aplicação para que o paciente já sinta uma melhora no seu quadro inflamatório. Porém, apenas o dentista pode indicar a quantidade de sessões que devem ser realizadas.

Caso você tenha alguma lesão dolorosa ou desconfortável procure um dentista estomatologista. Este profissional pode fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais eficaz para a sua condição.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

Sair da versão mobile