Clinica Jin - Por que tenho dentes sensíveis?

Por que tenho dentes sensíveis?

agosto 14, 2021

Se você tem os dentes sensíveis sabe o quanto é desconfortável ingerir alguns alimentos. Você toma aquela deliciosa xícara de café e pronto. Lá está o dente incomodando novamente. Ou então isso acontece quando você está saboreando seu sorvete preferido. Muita gente acaba convivendo com a situação como se fosse algo normal. Isso porque, de acordo com pesquisas da área, cerca de 35% da população mundial sofre com este problema. No entanto, é possível prevenir e tratar os dentes sensíveis.

O que torna os dentes sensíveis?

Muitas pessoas têm sensibilidade dentária ao ingerir alimentos quentes ou frios. Outras não conseguem comer nada ácido ou doce sem sentir algum tipo de desconforto. Assim que o alimento encosta no dente vem a sensação de dor ou choque. Popularmente conhecido como dentes sensíveis, na odontologia este problema é conhecido como hipersensibilidade dentinária. Isso acontece quando uma camada interna do dente, a dentina, fica mais exposta do que o normal. O esmalte costuma proteger a dentina da ação de estímulos quentes, frios ou ácidos. Quando este esmalte se desgasta a dentina fica exposta e com isso o paciente tem mais sensibilidade.

Fatores que causam a sensibilidade

Alguns fatores contribuem para deixar a dentina exposta e causar a sensibilidade nos dentes:

* Hábitos de higiene

Algumas pessoas desenvolvem o problema por conta de maus hábitos de higiene. Por incrível que pareça muitos pacientes com sensibilidade dentária possuem uma boa profilaxia. O que acontece é que muitas vezes a escovação é feita com força ou a escova é dura demais. Isso tudo contribui para desgastar o esmalte do dente.

* Ingestão de alimentos ácidos

Alguns alimentos ácidos como o café, o limão e refrigerantes também contribuem para enfraquecer o esmalte. Muitas vezes o paciente ingere estes alimentos e vai logo escovar os dentes. Porém, a acidez das bebidas reage com o creme dental potencializando o perigo para o esmalte. Por isso, o ideal é que o paciente aguarde trinta minutos depois de ingerir estes alimentos para realizar a escovação.

* Retração da gengiva

Quando a gengiva retrai o dente fica mais exposto. Naturalmente, o dente fica mais desprotegido e suscetível a problemas deste tipo. A retração também acontece conforme o indivíduo vai envelhecendo.

* Bruxismo (hábito de ranger os dentes)

O bruxismo também contribui para o desgaste do esmalte. Isso porque as pessoas que sofrem deste problema apertam ou rangem os dentes de maneira involuntária. Caso você tenha esse hábito procure por um dentista para evitar danos maiores.

Quando procurar ajuda

É muito importante que o paciente procure por um dentista ao sentir qualquer tipo de sensibilidade. Qualquer sensação estranha deve ser investigada. Em algumas situações a sensibilidade pode ser provocada por conta de cárie dentária. Existem também alguns tipos de doença que podem tornar os dentes sensíveis como fraturas coronárias e trauma oclusal. Por isso, o cirurgião-dentista deve ser consultado.

O tratamento dos dentes sensíveis vai depender da sua causa. Para fazer o diagnóstico o dentista deve analisar o histórico do paciente. Também podem ser solicitados exames para avaliar a quais estímulos térmicos ou químicos os dentes reagem negativamente.

Caso você sofra com dentes sensíveis, não deixe de fazer uma avaliação. Agende sua consulta com os profissionais da Clínica Jin!

** Nenhuma das informações acima substitui uma consulta presencial.
**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial. ** Nenhuma das informações acima substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso