Pré e Pós da Cirurgia Ortognática

setembro 28, 2022

A cirurgia ortognática é uma cirurgia que irá remover, remanejar e reposicionar os ossos da região do maxilar e/ou mandíbula, para ajustar e harmonizar os ossos do queixo, maxilar, nariz e até da mandíbula. Essa harmonização e reposicionamento podem ser feitos para fins estéticos ou para fins funcionais. Ela também pode ser feita sob indicação ou feita por vontade do próprio paciente.

O profissional responsável e capacitado para realizar a cirurgia ortognática é o  cirurgião bucomaxilo. O especialista está capacitado para arrumar todas essas partes do rosto listadas acima e muito mais. Para se identificar como tal especialista, é necessário que o profissional tenha cursado os 5 anos de Odontologia, além de realizar uma residência ou especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Por fim, ele pode exercer seus serviços em clínicas e/ou em ambientes hospitalares.

A cirurgia ortognática pode ser feita para fins estéticos, por livre e espontânea vontade, ou para fins funcionais, ou seja, indicada ao paciente, por exemplo quando o paciente tem o problema de mordida profunda (problema esse que causa ferimentos no céu da boca, desencaixe da mordida e até problemas na gengiva).

Esse procedimento já foi tratada com muita dúvida e repulsa, isso pois os resultados não eram tão previsíveis e visualizável, devido a uma certa limitação tecnologica. Hoje em dia, com as tecnologias, softwares e alinhamento (isso é, a conversa com o cirurgião bucomaxilo), ficou muito mais previsível e confiável o procedimento de cirurgia ortognática, ganhando assim mais confiança. Com isso também ficaram encarecidos ou preços para essa cirurgia mas os resultados com certeza serão satisfatórios.

A cirurgia ortognática é feita de forma específica e estudada para cada paciente para assim reparar anomalias na formação dos ossos da face. O paciente deve estar em perfeita harmonia com o cirurgião bucomaxilo facial para que haja o entendimento de sua vontade e necessidade, sendo de grande importância que o processo da cirurgia ortognática, tanto no pré, durante e pós cirurgia seja feito e acompanhado por um mesmo especialista.

Além da cirurgia em si, caso seja necessário, é feito um tratamento com aparelho ortodôntico, pré ou pós cirurgia. O uso do aparelho ortodôntico em média dura 6 meses. O processo serve para alinhar a arcada dentária e prepará-la para o ajuste. Caso a cirurgia seja realizada antes do uso do aparelho, não haverão prejuízos, o osso poderá continuar estável da mesma forma. O caminho a ser traçado deve ser discutido entre o paciente e o dentista que estará a par da situação.

Pré Cirurgia

Após a realização de todos os exames e do planejamento da cirurgia, é necessário se preparar para o procedimento. A cirurgia atrela diversos efeito colaterais que podem afetar o paciente de acordo com seu contexto, entre eles estão: fadiga intensa, anemia, anorexia e internação prolongada para recuperação do hospital. Tendo isso em vista, para não ser pego de surpresa, existem 3 passos a se seguir. Alimentação – O paciente deve ter um acompanhamento profissional de um nutricionista, que lhe passe uma dieta capaz de acelerar a recuperação do seu corpo e o impeça de perder peso. Espírito – É de suma importância que o paciente esteja preparado mentalmente, haverão inúmeras mudanças na rotina depois do procedimento e não é uma etapa simples. Físico – É fundamental que o a pessoa esteja praticando exercícios que o deixe com a imunidade forte e o proporcione uma reabilitação menos demorada e dolorosa.

Também é usado o aparelho ortodôntico antes da cirurgia, para nivelar e ajustar a arcada dentária para asim fazer uma cirurgia ortgnática de sucesso. Essa ação pré operatória leva a uma maior estabilidade no pós operatório também.

Atenção! A cirurgia ortognática é um procedimento complexo e agressivo ao nosso corpo, por isso, é importante que estejamos preparados antes do impacto que ocorre.

Pós Cirurgia

Após a cirurgia é necessário que haja repouso, pelo menos 3 meses sem praticar esportes e exercícios, tudo para evitar impactos que danifiquem o resultado. Também costuma ser pedido pelos profissionais, uma dieta líquida que ajude a deixar o local atingido mais limpo. É importante que o pós cirurgia seja acompanhado pelo mesmo cirurgião bucomaxilo, para que seja uma experiência mais completa e estudada.

Também será usado aparelho ortodôntico no pós cirurgia  para pequenas correções no posicionamento dos dentes.

O ideal também é que seja consultado um nutricionista para que o corpo se mantenha firme e saudável durante a dieta.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

Sair da versão mobile