Clinica Jin - Qual é a Relação Entre Depressão e Saúde Bucal?

Qual é a Relação Entre Depressão e Saúde Bucal?

junho 26, 2021

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é a quarta doença mais incapacitante do mundo. A depressão é uma combinação entre um desequilíbrio químico no cérebro associado a problemas de ordem psicológica. Caracteriza-se pela perda de sentido na vida e angústia sem motivos aparentes.

Dentre os países da América Latina o Brasil é o que mais sofre com esta doença. O país também é líder quando se trata de ansiedade. Segundo a OMS o Brasil é o local com mais incidência de ansiedade no mundo.

Tratar a depressão é fundamental para recuperar a qualidade de vida do indivíduo. Além do cuidado com a saúde mental, que é imprescindível, pessoas que sofrem com a doença geralmente precisam de cuidar da saúde física. Isso porque ela causa problemas no organismo como um todo. E isso inclui a cavidade bucal.

Saiba mais sobre a doença do século e qual é o papel do dentista durante o tratamento.

O que causa a depressão?

A depressão não tem uma única causa e geralmente surge com a associação de alguns fatores. A doença ocorre quando há um desequilíbrio químico nas funções cerebrais. Isso faz com que haja uma diminuição nos hormônios ligados ao bem-estar, como a serotonina. Porém, a depressão é uma doença complexa que não pode ser definida apenas desta forma. Isso porque existem outros motivos podem desencadear a depressão.

Perda de emprego, morte de uma pessoa querida, término de relacionamento entre outras angústias podem anteceder o quadro depressivo.

Os principais sintomas da doença incluem:

* Sensação de angústia sem motivo aparente;

* Apatia;

* Perda de interesse na vida;

* Choro constante;

* Perda de apetite;

* Irritação excessiva e/ou ansiedade;

* Isolamento social;

* Baixa autoestima.

Apenas um psicólogo ou um psiquiatra podem fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto.

Qual é a relação entre a depressão e a saúde bucal?

A depressão não afeta apenas a saúde mental do indivíduo. Quem sofre com esta doença geralmente apresenta sintomas físicos. Sabe-se, por exemplo, que a doença atinge o sistema imunológico, o que torna a pessoa mais suscetível a doenças. A depressão também é associada a problemas cardíacos como o AVC.

Em relação à saúde bucal, o paciente pode enfrentar problemas por conta da falta de escovação. Os principais problemas são a cárie dentária e a gengivite, que pode desenvolver para um quadro de inflamação mais grave.

Há ainda outro fator relacionado ao uso de determinados medicamentos antidepressivos. Boa parte dos remédios causam o efeito colateral da boca seca. A falta de saliva faz com que a cavidade bucal fique mais suscetível a infecções causadas por bactérias. Isso porque a saliva é responsável por equilibrar os microrganismos presentes na região bucal. Fora isso, a boca seca pode fazer com que surjam feridas, além de causar mau hálito.

Tratamento multifatorial

Como a depressão afeta todo o organismo, o tratamento para ela deve ser multifatorial. O paciente deve ter acompanhamento psicológico, psiquiátrico com uso de medicação quando necessário. Além disso, o apoio de amigos e familiares é fundamental para a melhora do quadro.

Além do acompanhamento psicológico e psiquiátrico é fundamental que o paciente visite regularmente o dentista para acompanhar a saúde bucal.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso