Clinica Jin - Qualidade de sono afeta minha saúde oral?

Qualidade de sono afeta minha saúde oral?

dezembro 15, 2021

Pode soar estranho, mas a resposta é sim. E por que isso acontece? Hoje vamos entender como um sono regulado pode manter nossa saúde oral e uma boa qualidade de vida.

Atualmente, é muito comum encontrarmos pessoas que sofrem distúrbios no sono. Seja por ansiedade, insônia, preocupações ou porque a pessoa tem um sono muito leve. De fato, as pessoas sensíveis a sons, estão em uma luta constante para uma noite de descanso. Para você que tem dificuldades em dormir bem, deve entender como tudo isso afeta na sua qualidade de vida. Você acorda mais cansado e mal parece que dormiu. No final, a sua falta de energia e as dificuldades da vida formam uma bola de neve que cresce sem parar. Nesse contexto, a ansiedade e o estresse não perdem a oportunidade para nos acometer mais uma vez.

Agora, como tudo isso se relaciona com Odontologia?

Uma das especialidades de um profissional dentista é a DTM. Uma sigla para Disfunção Temporomandibular. Apesar de ser muito comum em muitas pessoas, poucas sabem que o nome para isso é DTM. E o que é isso? Basicamente, pessoas que sofrem de dores de cabeça, dores no pescoço, ombro, ouvidos e estalos na mandíbula. Em níveis muito fortes, algumas pessoas chegam com a mandíbula totalmente travada, com movimentos limitados e ainda sofrem de enxaquecas insuportáveis.

Uma dúvida muito frequente é: o que isso tem a ver com dente? Afinal… O dentista não cuida do dente?

A verdade é que por muito tempo a Odontologia se reduziu a isso. Muitos procuram o profissional para uma limpeza ou restauração, quando na verdade, cuidamos de um sistema muito mais complexo. De fato, a odontologia está ligada à psique humana. Desordens emocionais podem acarretar na DTM, desequilibrando a estrutura mandibular. E como isso afeta outras regiões do corpo? Primeiramente, porque temos uma estrutura que conecta nossa mandíbula inferior ao crânio. Segundo, porque ansiedade gera tensão em nosso corpo. Isso, por sua vez, levará o paciente a apertar os seus dentes. Naturalmente, ele sentirá dores de cabeça, dores na face e cansaço acima do normal, devido à tensão muscular.

Acho que eu tenho DTM. E agora?

Não se preocupe. Estudos apontam que 80% da população americana sofrem desta condição. E tal não é tão complicada de se resolver. Por diversas vezes, o uso da placa miorrelaxante já aponta uma grande melhora nos pacientes. A mesma reduz as dores e aumenta a qualidade de vida ao relaxar as musculaturas.

O tratamento da DTM nada mais é do que realinhar a mandíbula em relação ao crânio. Visando equilibrar as musculaturas, as dores vão se aliviando durante o processo, sendo possível a recuperação da qualidade de vida do indivíduo. Em casos mais graves, é possível que o paciente seja direcionado a uma cirurgia na ATM. Entretanto, mais uma vez, varia de caso para caso. É necessário que se faça um bom diagnóstico antes da entrega de qualquer solução.

Caso você queira entender melhor o que é DTM, por que ela acontece, e outras informações mais técnicas, acompanhe esse vídeo da nossa especialista Erica Jin:

Acompanhe também a experiência da paciente Marília:

Quem somos?

Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso