Quando devo procurar um especialista bucomaxilofacial?

janeiro 3, 2022

Não é de hoje que pessoas famosas e bem de vida decidem fazer a tal da harmonização facial. Visando alcançar sorrisos mais bonitos, essa tem sido uma tendência que cresce cada dia mais. Agora, não só para figuras públicas, o procedimento está passando por um público muito mais abrangente nos dias atuais. Mas, você sabe como se dá a harmonização facial e qual profissional é especialista na área?

É comum pensarmos que o dentista trata somente dos dentes; contudo, não é bem assim. O profissional responsável por esse procedimento é o cirurgião bucomaxilofacial, e é sobre esse profissional que iremos conversar. Quem é, o que faz e quando procurá-lo.

Quem é o cirurgião bucomaxilofacial?

A odontologia é uma área que engloba uma série de especialidades. Atualmente, existem 22 reconhecidas, incluindo ortodontia, estomatologia e entre outros. Hoje, vamos tratar de um profissional em específico que só conhece quem já precisou – o cirurgião bucomaxilofacial.

Para se identificar como tal especialista, é necessário que o profissional tenha cursado os 5 anos de Odontologia, além de realizar uma residência ou especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Por fim, ele pode exercer seus serviços em clínicas e/ou em ambientes hospitalares.

O que esse profissional faz?

O especialista na área é responsável por estudar, diagnosticar e tratar de doenças localizadas na boca, maxilar ou face, como já indicado em seu nome. O profissional é capacitado para realizar procedimentos, como:

Cirurgias ortognáticas: recorridas quando o paciente precisa corrigir deformidades dento-faciais, tratando, assim, a posição da maxila. Quando o uso de aparelhos dentários não são o suficiente para garantir a harmonia da área bucal, é comum e recomendável procurar por um especialista bucomaxilo.

Cirurgias bucais: procedimentos como extração de sisos, implantes dentários, cirurgias na gengiva, cirurgias pré-protéticas e outros tratamentos na área orofacial.


Tratamentos na ATM: a ATM é a Articulação Temporomandibular. Nela, podem ocorrer diversas disfunções como estalos e dificuldade ao abrir e fechar a boca, além de movimentos reduzidos e fissuras. Tudo isso pode ser tratado com um especialista bucomaxilofacial.

Harmonização orofacial: é uma técnica de preenchimento facial. Tal promove a harmonia e o alinhamento dos ângulos da face, teoricamente, trazendo mais beleza pelo fato de ser um procedimento estético. Podem ser modificados pontos como o queixo, a mandíbula, os lábios e as “maçãs” do rosto. Todas são áreas que o cirurgião bucomaxilo opera.

Quando devo procurar esse especialista?

Indica-se procurar por um cirurgião bucomaxilofacial em casos de:

  • Disfunções na mandíbula, mordida torta e dificuldade ao abrir e fechar a boca
  • Queixo muito para frente ou para trás
  • Queixo pequeno
  • Dores na cavidade oral
  • Desarmonia facial
  • Bruxismo
  • Dentes inclusos
  • Traumatismo facial
  • Fraturas de origem dentária
  • Dores de cabeça frequentes
  • Mandíbula retraída ou protraída

Com o desenvolvimento das tecnologias e softwares, o cirurgião tem melhor e mais seguro planejamento e previsão de resultado. Dessa forma, o processo cirúrgico se faz muito mais seguro e confiável. Agora, você já sabe quem é, o que faz e quando procurar o especialista, tendo em vista que seus procedimentos são 100% seguros e confiáveis.

Caso você se encontre em alguma das situações listadas acima, procure um profissional para orientação e solução assertiva e eficaz para suas dores.

Para você que sofre de dores na ATM e movimentos reduzidos da mandíbula:

A DTM é uma sigla para Disfunção Temporomandibular. Todos nós temos uma articulação responsável pelos movimentos da nossa boca. Essa articulação é denominada Articulação Temporomandibular (ATM). Sendo assim, a DTM nada mais é do que uma disfunção dessa estrutura.

A ATM é responsável por cada falar, mastigar, bocejar e abrir e fechar da boca. Além disso, ela também faz a conexão entre nossa mandíbula inferior ao crânio. É uma estrutura um tanto complexa e imprescindível para uma boa qualidade de vida das pessoas. Imagine sentir que toda sua boca esteja travada? Sem poder se comunicar ou mesmo falar com eficiência. Os movimentos ficam limitados, você não consegue viver o dia da mesma forma e isso implica em uma série de estresse e ansiedade. Tal é a importância da ATM.

Sendo uma doença multifatorial, são muitas questões que podem apontar para o diagnóstico com DTM. Uma delas, é a própria psicologia do ser humano. Nesse caso, dizemos que a DTM é uma doença psicossomática. Isso significa que é um problema físico que advém de uma desordem psicológica. Nesse cenário, os transtornos mentais que tem acometido a sociedade brasileira fazem toda a diferença.

Quanto mais ansioso(a), mais tenso nosso corpo fica. Com as tensões, sofremos de muita dor de cabeça. Além disso, inconscientemente, passamos a pressionar nossos dentes. Seja de manhã, tarde ou a noite, busque reparar. Ao acordar, veja se você dormiu com o corpo todo contorcido e com a mordida pressionada. Tudo isso coopera para o desenvolvimento da DTM, afetando nossa qualidade de vida. Os principais sintomas registrados são:

  • Estalos na mandíbula
  • Dores de cabeça
  • Enxaqueca
  • Dor no ouvido e/ou zumbidos no ouvido
  • Dores na face
  • Dores no pescoço, ombros e cervical

Se você se identifica com eles, recomenda-se a procura de um profissional de confiança para avaliação do caso. Nenhuma das informações acima confirma um diagnóstico, nem substitui uma consulta presencial.

Como tratar a DTM?

O tratamento da DTM se dá pelo uso de uma placa miorrelaxante, visando relaxar as musculaturas. O tratamento da DTM nada mais é do que realinhar a mandíbula em relação ao crânio. Visando equilibrar as musculaturas, as dores vão se aliviando durante o processo, sendo possível a recuperação da qualidade de vida do indivíduo. Em casos mais graves, é possível que o paciente seja direcionado a uma cirurgia na ATM. Entretanto, mais uma vez, varia de caso para caso. É necessário que se faça um bom diagnóstico antes da entrega de qualquer solução.

Caso tenha restado alguma dúvida, acompanhe a dra. Erica Jin no vídeo a seguir:

Acompanhe também a experiência da paciente Irene:

Quem somos

Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:

Atenção: nenhuma das informações confirmam o diagnóstico do paciente ou substituem uma consulta presencial!

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.


Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

Sair da versão mobile