Quanto Tempo Leva Para Colocar um Implante Dentário?

Não é exagero dizer que o implante dentário representa uma revolução na odontologia. Graças a este dispositivo quem teve perde dentária pode ter de volta um sorriso perfeito. E o melhor é que o resultado torna a mastigação muito mais eficaz. Muita gente tem dúvidas em relação a este procedimento e sequer imagina como se trata de algo simples. Veja neste artigo como funciona e quanto tempo leva para se instalar um implante dentário.

Quem deve colocar implante dentário?

O implante dentário serve para substituir um, vários ou todos os dentes na cavidade bucal. Eles são úteis quando o paciente teve algum trauma, acidente ou doença que comprometeu a saúde de um ou mais dentes. Por isso, ele é indicado para qualquer situação de perda dentária.

Antes da realização da cirurgia o dentista deve avaliar se o paciente está apto a receber o implante. Pacientes saudáveis geralmente não têm contraindicações. É importante que não haja nenhuma doença bucal não tratada, como cárie ou periodontite. Além disso, o paciente deve ter todas as doenças do organismo controladas. Por isso, quem tem diabetes ou hipertensão, por exemplo, precisa estar com a doença controlada para que possa colocar o implante.

Como funciona o procedimento de instalação de implante?

Apesar de muita gente não saber, a instalação de implantes dentários é mais simples do que muitos tratamentos de canal. O procedimento é super seguro e indolor, pois é realizado com anestesia. O dentista deve avaliar primeiramente a estrutura óssea do paciente. Em alguns casos o enxerto ósseo pode ser recomendado. Isso é válido especialmente para pacientes que ficaram muito tempo sem o dente.

Feita esta avaliação da estrutura óssea, o implante pode ser instalado. O dispositivo é bem pequeno e feito com titânio, material de excelente aceitação e adaptação no organismo humano. O pino de titânio é colocado no osso e não fica aparente. Depois de instalado o dentista geralmente coloca uma prótese provisória enquanto a definitiva é confeccionada em laboratório. As próteses podem ser de diversos tipos e existem modelos altamente estéticos. Ninguém fica sabendo que o paciente tem implante, a não ser que o mesmo opte por falar.

Quanto tempo leva a instalação de implante?

O procedimento é bastante rápido e nos casos mais simples em meia hora o dentista finaliza a instalação. Mesmo quando há um grande número de implantes o procedimento geralmente leva cerca de uma hora. Após a cirurgia, o paciente vai para casa e deve aguardar o processo de cicatrização. Isso leva geralmente 48 horas. Nesse tempo, é importante seguir as recomendações do dentista em relação a alimentação e profilaxia.

Após a cicatrização o paciente deve esperar pelo processo de osseointegração. Isso quer dizer, adaptação do implante na sua estrutura óssea. O tempo varia de caso para caso e pode levar de um a seis meses. Após isso, o paciente retorna ao consultório para que seja colocada a prótese dentária. A colocação da prótese é feita em um dia e são necessárias algumas sessões até que esteja totalmente adaptada.

Se você tem interesse em colocar implante dentário ou quer saber mais sobre o procedimento entre em contato conosco. Na Clínica Jin nossos profissionais são especialistas em implantes e próteses. Estamos prontos para deixar seu sorriso mais saudável e bonito.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *