Quanto Tempo Leva Para se Acostumar Com a Prótese Dentária?

Veja como funciona a prótese fixa sobre dentes:

Muita gente associa a prótese dentária a uma dentadura convencional. Porém, a prótese é muito mais do que isso. É um dispositivo que pode ter diversos formatos para substituir um ou mais dentes na cavidade bucal. A coroa de porcelana, por exemplo, é uma prótese muito estética que pode ser utilizada no caso de queda ou trauma de um dente. Ela pode ser útil quando algum dente sofre algum dano que prejudica a sua cor ou a sua estrutura.

Além da coroa existem diversas próteses que podem atender a diferentes necessidades. Entre elas estão a onlay, a overdenture e as pontes.

Quanto tempo leva para se adaptar à prótese?

O tempo de adaptação varia de acordo com cada prótese e de acordo com o paciente. No entanto, para todos os casos a adaptação é mais rápida quando o paciente segue todas as recomendações do dentista. Isso inclui os cuidados com higienização após o tratamento e o retorno ao consultório para acompanhamento e ajustamento.

No caso da coroa dentária de porcelana a adaptação é simples e pode levar cerca de duas semanas. Em outros casos, a adaptação varia entre duas semanas e dois meses. Durante este período geralmente o dentista recomenda que o paciente faça uma dieta específica. Outros cuidados são ficar com a prótese o maior tempo possível e ler em voz alta para se acostumar com ela.

E no caso da prótese sobre implantes?

Quando a raiz do dente original está enfraquecida é provável que a prótese precise ser colocada sobre um implante. O implante é um pino de titânio que é colocado dentro do osso na maxila ou na mandíbula. Ele faz o papel de raiz e é extremamente seguro e firme. No implante, por sua vez, é instalada a prótese, ou seja, o novo dente.

Neste caso, o paciente precisa primeiro realizar a cirurgia para instalação do implante. O procedimento é simples e leva cerca de 30 minutos. Após isso, é preciso um período de 48 horas para a cicatrização. Depois, vem a fase de adaptação e osseointegração, ou seja, total alinhamento da prótese à estrutura óssea. Esse período pode variar de 1 a 6 meses, o que depende de cada paciente e de seu organismo.

Depois desse período é que a prótese pode então ser colocada. Porém, não se assuste. Enquanto a prótese definitiva não é instalada o paciente fica com uma provisória. Por isso, não há nenhum prejuízo estético ou funcional neste período.

Já tenho a prótese há um tempo e ela incomoda. O que fazer?

Em alguns casos, o paciente não se sente à vontade mesmo depois de passado um bom tempo do tratamento. Isso pode ser causado por alguns fatores. O primeiro é uma instalação incorreta da prótese, que prejudica o alinhamento entre a mandíbula e a maxila. Por isso, é muito importante realizar o tratamento em uma clínica de confiança.

O segundo fator pode ser alguma doença ou problema dentário que prejudique o acomodamento da prótese. Nem sempre as doenças bucais geram sintomas dolorosos por isso é importante procurar um dentista. Lembre-se que não é normal sentir dor ou desconforto com a prótese. Em qualquer uma destas situações é preciso verificar o que está ocorrendo.

Se você tem interesse em saber mais sobre prótese dentária agende uma consulta na Clínica Jin. Aqui você tem um tratamento diferenciado e um acompanhamento cuidadoso após a instalação da prótese.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile