Quem Pode Colocar Implante Dentário?

Colocar implante dentário é uma das melhores formas de devolver a qualidade de vida a quem perdeu um ou mais dentes. O implante nada mais é do que um pino de titânio que é colocado dentro do osso da mandíbula ou da maxila. Esse pino é uma espécie de parafuso que fará o papel de raiz do novo dente a ser colocado.

O implante é muito eficiente e estável. Por isso, o paciente pode mastigar qualquer tipo de alimento e ter uma vida normal. Por ser bastante estético, o resultado fica semelhante a um dente natural. Por isso, esta técnica é uma das mais eficazes para devolver a autoestima e a função mastigatória perfeita.

Apesar de todas as suas vantagens nem todas as pessoas podem colocar implantes de imediato. Em algumas situações são necessárias algumas intervenções, cirúrgicas ou não, para que o paciente esteja apto a receber os implantes.

Afinal, quem pode colocar implante dentário?

O implante pode ser colocado por qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha boa saúde bucal. Além disso, é importante que a pessoa tenha uma estrutura óssea adequada para sustentar o implante. Isso nem sempre acontece, ainda mais com quem já perdeu o dente há mais tempo. No entanto, para corrigir esse problema é possível realizar um enxerto ósseo na região.

Condição da saúde bucal deve ser avaliada

O paciente que quiser colocar implante precisa apresentar boas condições de saúde bucal. Para isso, é importante que o dentista faça uma avaliação cuidadosa para detectar possíveis inflamações ou cáries. A gengiva precisa estar em perfeitas condições para sustentar o implante de forma adequada. Por isso, o dentista deve avaliar e tratar possíveis infecções como gengivite ou periodontite. Feito o tratamento, os implantes podem ser colocados sem problemas.

Doenças devem ser tratadas ou controladas antes da cirurgia

Por se tratar de uma intervenção cirúrgica é importante também que o paciente tenha uma boa saúde no geral. Isso também auxilia no processo de cicatrização e adaptação do organismo aos implantes. Por isso, pacientes que possuem problemas crônicos como a diabetes precisam estar com a doença controlada. O mesmo vale para quem sofre de hipertensão e outros problemas cardíacos.

No geral, desde que as doenças sejam tratadas não há problemas para a realização do implante. Para se certificar disso, o dentista pode solicitar exames clínicos para avaliar as condições de saúde geral do paciente.

Em casos mais extremos, nos quais o paciente não tem como sustentar o implante, existem outras soluções. O dentista pode sugerir outros tipos de tratamento com próteses adequadas para cada caso. Isso vale também para quem possui doenças autoimunes que dificultam o processo de cicatrização no organismo.

Para as mulheres gestantes o ideal é esperar o nascimento do bebê para a realização deste tipo de cirurgia. Caso a mulher tenha perdido algum dente, o dentista pode instalar próteses provisórias.

Se você quer saber mais sobre implante dentário agende uma consulta na Clínica Jin. Nossa equipe conta com profissionais especialistas em implante dentário para deixar seu sorriso perfeito!


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *