Saiba Mais Sobre o Dentista Especialista em Extração do Siso

Muita gente morre de medo de ir ao dentista imagina em uma extração um siso. Isso é totalmente compreensível. No entanto, às vezes a remoção é necessária por conta de um dente especial: o siso. Afinal, quem deve realizar este processo?

Na odontologia existe um profissional específico para realizar a extração deste dente. É o cirurgião bucomaxilo facial. Quando a cirurgia é realizada por este dentista não há o que temer. Isso porque ele é o mais qualificado para realizar qualquer procedimento que envolva os dentes do siso. Além disso, esse profissional também cuida de outras áreas como:

  • Trauma facial;
  • Problemas que envolvem a mastigação;
  • Extração de dentes quando necessário;
  • Implantes, enxertos e próteses;
  • Realização de biópsias na região bucal;
  • Cirurgias em geral com fins ortodônticos.

Por que é necessário tratar com este profissional específico?

Tirar o dente do siso não é uma tarefa simples. É necessário um conhecimento aprofundado não só dos terceiros molares, como também são chamados. É preciso também conhecer detalhadamente toda a região do queixo, do pescoço e do crânio.

A cirurgia do dente do siso é simples quando realizada por um bom profissional. No entanto, a falta de técnica pode gerar muitos problemas para o paciente. É por isso que você deve confiar a sua saúde bucal a um cirurgião bucomaxilo facial.

Afinal, é sempre necessário extrair os sisos?

Para responder a esta pergunta é importante sabermos que todos os dentes cumprem uma função importante no organismo. Eles é que ajudam a cortar os alimentos antes que cheguem ao sistema digestivo. Os dentes do siso fazem parte dos dentes da mastigação, ou seja, ajudam a triturar os alimentos. Eles eram muito importantes para nossos ancestrais, que precisavam ingerir alimentos crus e duros. Com a evolução, estes dentes passaram a ser menos indispensáveis. Tanto que algumas pessoas não chegam a desenvolvê-los.

Em alguns casos eles conseguem nascer de forma natural e cumprir com sua função. Mas nem sempre é assim que funciona.

Porém, em algumas situações o siso não consegue irromper a gengiva. Em outras, ele fica com uma parte encoberta, o que facilita as infecções. Há também muitos casos em que não há mais espaço para eles dentro da boca.

O dentista pode também indicar a remoção quando o dente nasce muito torto. Isso dificulta a limpeza e pode gerar problemas para os dentes vizinhos.

Por todos estes motivos, é importante consultar um dentista para que ele veja a necessidade de remover ou não os dentes do siso. No geral, o momento ideal para realizar a cirurgia é pouco depois de eles nascerem. Isso porque sua raiz não está completamente formada, o que facilita a extração.

Quando realizada pelo profissional correto, a cirurgia é tranquila. Geralmente são extraídos dois dentes por vez com anestesia. No entanto, tudo depende de cada paciente.

Cuidados necessários após a extração do siso

É importante saber que, como qualquer cirurgia, o paciente precisa tomar alguns cuidados. Geralmente, recomenda-se repouso e suspensão das atividades. A alimentação também deve ser leve, sem alimentos muito quentes. O paciente também deve tomar medicamentos e cuidar da higiene para evitar infecções.

Não espere ter algum tipo de complicação para saber mais sobre seus dentes do siso. Consulte um Especialista Bucomaxilo o quanto antes!


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *