Clinica Jin - Tudo Sobre Ponte Dentária: O Que é e Para Que Serve Esta Prótese?

Tudo Sobre Ponte Dentária: O Que é e Para Que Serve Esta Prótese?

setembro 7, 2021

A ponte dentária é uma prótese parcial fixa. Parcial porque é utilizada para substituir apenas alguns dentes dentro da boca. E fixa porque não pode ser retirada da cavidade bucal. Saiba mais sobre este tipo de prótese e veja quando ela pode ser indicada.

Ponte dentária: uma prótese parcial fixa

A ponte dentária, como o nome sugere, permite ligar um dente a outro. Por isso, ela é a prótese ideal para ser utilizada quando o paciente perdeu dentes apenas em espaços específicos. Quando há um “buraco” entre um dente e outro a ponte pode ser utilizada para que um novo dente fique nesse espaço vazio. Os dentes remanescentes vizinhos servem, portanto, como suporte.

Preencher os espaços onde faltam dentes é muito importante não só por uma questão estética. Com o espaço, é natural que os outros dentes se movam. Isso pode prejudicar toda a mordida do paciente levando à necessidade de um tratamento ortodôntico. Além disso, pode prejudicar a ATM (articulação temporomandibular), uma articulação que liga a mandíbula ao crânio.

Como a ponte é fixada?

A ponte dentária pode ser cimentada diretamente nos dentes remanescentes. Para isso, o dentista faz um desgaste nestes dentes para que a ponte possa ser encaixada. Por este motivo, esses dentes são chamados de pilares. A fixação ocorre com um material cimentante próprio para uso odontológico. O dente que substitui o faltante é chamado pôntico.

Também é possível fixar a prótese em implantes. Os implantes são pinos de titânio que são fixados diretamente no osso e cumprem um papel de raiz. Eles servem para substituir um dente que foi perdido.

A ponte pode ser elaborada com a porcelana. Este material é bastante estético pois deixa a cor do dente protético igual a do dente natural.

Outro exemplo de prótese fixa é a coroa individual de porcelana. A coroa serve tanto para dar acabamento a um dente fraturado ou restaurado quanto para substituir um dente inteiro.

Tipos de ponte

Existem basicamente três tipos de ponte:

1) Ponte Tradicional

Esta é a ponte convencional, na qual os dentes remanescentes servem de suporte para o dente substituto. É muito utilizada quando o paciente perdeu um único dente, mas os dentes vizinhos ainda estão intactos.

2) Ponte Maryland (adesiva)

Neste caso, o dente substituto é fixado por meio de um material adesivo colocado na parte posterior dos dentes remanescentes. Este tipo de prótese não tem uma retenção tão forte, por isso é indicada apenas em alguns casos. Geralmente é utilizada nos dentes superiores.

3) Ponte Cantilever

Esta é utilizada quando o paciente não tem os dois dentes vizinhos para suportar a prótese. Neste caso, os dentes pônticos serão dois e não um. Como só há um dente para ser pilar, a fixação ocorrerá apenas nele. Como o dente suspenso não tem um pilar essa técnica exige um trabalho cuidadoso para que ele possa suportar a força durante a mastigação.

Se você quer saber mais sobre próteses e seus tipos agende uma consulta conosco. A Clínica Jin tem especialistas em prostodontia que podem te ajudar a escolher o melhor tratamento para seu sorriso.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso