É normal sentir maxilar estalando?
março 16, 2022Sentir o maxilar estalando é algo comum entre as pessoas, provavelmente, você já sentiu o seu estalar pelo menos uma vez na vida. Por mais que seja comum, não é normal, e por ser sintoma de sérios problemas deve ser observado com cuidado. Pois, esse sintoma pode estar atrelado a alguma disfunção na ATM. Mas o que é a ATM ?
ATM e DTM
A articulação temporomandibular, a ATM é considerada a articulação mais complexa do nosso corpo, e desempenha funções fundamentais na nossa vida. Por ser responsável pelos movimentos de abre e fecha e vai e volta da mandíbula, um problema na ATM nos atrapalha à:
- Rir;
- Falar;
- Comer;
- Mastigar e
- Bocejar.
Essa disfunção na ATM se chama DTM, disfunção temporomandibular. Dados do guia da Academia Americana de Dor Orofacial, estima que 75% da população apresenta algum sinal dessa disfunção. Como nem sempre as dores são crônicas, acabamos ignorando os sintomas e deixando o quadro de DTM evoluir, mas é muito importante estarmos atentos à:
- Dores de cabeça;
- Dores nos músculos da mandíbula;
- Fragilidade e dores nos dentes;
- Maxilar estalando e
- Dificuldade ao abrir a boca.
Geralmente, as pessoas que se encontram nessa situação têm o costume de mascar chicletes, roer unhas, apertar a mandíbula, morder lábios e bochecha. Todas essas são ações que se feitas com frequência podem causar o desgaste da articulação e gerar uma possível DTM.
O que esse estalo pode ser ?
Se o maxilar estalando estiver acompanhado de dor, é indicado a procura de um profissional, um dentista capacitado a diagnosticar a sua situação. Há muitas doenças que podem estar atreladas ao estalar do maxilar, algumas que devem ser tratadas com mais urgência e outras não tão graves, entre elas estão:
Quem sofre com o bruxismo, inconscientemente, costuma ranger e apertar os dentes durante o sono, ou mesmo, durante o dia. Isso pode acontecer devido ao estresse, ansiedade, uso de medicamentos antidepressivos ou apenas por um costume desenvolvido naturalmente.
Como os dentes estão constantemente se pressionando uns contra os outros, todas a estruturas que envolvem os dentes podem ser abaladas, incluindo os músculos da ATM. O que pode gerar os estalos no maxilar.
O bruxismo não tem cura, mas há medidas que podem ser tomadas para amenizar seus sintomas, entre elas está o uso de relaxantes musculares ao dormir ou uso de uma placa dentária que protege os dentes ao dormir.
Artrite
A artrite é uma doença que assola muitas pessoas, pois, ela causa a perda a perda da cartilagem das articulações. Caso a artrite achegue a atingir a articulação temporomandibular, causará problemas graves, impedindo a movimentação correta da mandíbula criando os estalos.
Além disso, a artrite causa muitas dores ao paciente, pois, a cartilagem que impedia o atrito entre as estruturas foi comprometida. Com isso ossos podem entrar e contato diretamente uns com os outros, gerando dores intensas.
Lesões na mandíbula
Outro fator que pode impulsionar a o estalo no maxilar, é uma lesão na mandíbula. Em casos de impactos fortes em acidentes de carro, brigas ou quedas, a mandíbula pode acabar se deslocando. Junto com a dor e o inchaço na região os estalos são um dos sintomas.
O tratamento varia muito do contexto e da situação do paciente. Dependendo da gravidade, pode ser necessário recorrer ao tratamento com cirurgia, para o reposicionamento da estrutura.
Infecções
Infecções nas glândulas salivares também podem causar a DTM, através disso, gerar sintomas como, dores e estalos nos maxilares, dificuldade ao abrir a boca, presença de pus na boca, gosto amargo na boca e inchaço no rosto e pescoço.
Nesses casos, é fundamental que um profissional seja contatado para diagnosticar a causa do problema e o melhor tratamento a ser feito.
Câncer bucal
Por mais que seja incomum, o câncer se localizado na boca, gengiva, lábios, língua ou outras áreas ao redor, pode acabar interferindo na movimentação dos maxilares.
Na maioria dos casos, além o maxilar estalar, o câncer trás outros sintoma como: perda de peso, dores e inchaços na região, perda dos dentes e o crescimento de uma massa na boca.
Quem somos ?
Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:
Atenção: nenhuma das informações confirmam o diagnóstico do paciente ou substituem uma consulta presencial!
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.
Erica Jin - Doctoralia.com.brComentários
clinicajin
05/01/2024SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera
Lindynês Leite Peres
05/01/2024Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.
Aniclecia Bernardo Souza
26/02/2023Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor
Erica Alice
08/12/2022Polana Caniço A
Eliana Porto silva
25/01/2022Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto
Angela Gonsalves Feitosa
06/12/2021Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso