Bruxismo infantil e sua relação com a DTM?
março 7, 2022Meu filho tem o costume de ranger ou apertar os dentes, o que devo fazer? Hoje em dia, está cada vez mais comum, crianças na faixa dos 6 anos desenvolverem o bruxismo infantil, o que pode ser o caso do seu filho.
Nesse caso, é fundamental procurar um profissional que possa diagnosticá-lo e tratá-lo corretamente. Dentre os profissionais capacitados estão dentistas, pediatras ou até psicólogos. Nesse artigo, explicaremos tudo sobre o bruxismo infantil suas causas e também sua relação direta com a DTM. Confira!
O que é bruxismo infantil?
É considerado bruxismo quando alguém tem o mau hábito de morder, pressionar e ranger os dentes com força e frequência. Tal ação faz com que os dentes fiquem sensíveis, causando as dores e incômodos. Essa pressão tenciona os músculos da mastigação e estruturas da ATM, podendo causar distúrbios degenerados.
Ao percebermos esse costume em nós mesmos, podemos considerar isso algo irrelevante. Ou pelo menos que não apresenta graves riscos à saúde. Mas, não é bem assim. Principalmente no caso da criança, se ela persistir com esse hábito desde a infância, será muito difícil para depois. Com isso, os prejuízos à saúde serão maiores.
Como o bruxismo pode impulsionar uma DTM?
A região Orofacial é muito delicada e complexa, rodeada de estruturas que podem facilmente ser danificadas. O problema se deve por uma estrutura estar ligada com outra, com isso, quando uma se danifica, à outra também é afetada.
No caso, quando rangemos nossos dentes, tencionamos o músculo da mandíbula, desgastamos nossos dentes e podemos afetar a estruturas que os envolvem. Principalmente a ATM.
Mas o que é a ATM? A ATM, é a articulação temporomandibular, a articulação mais complexa do nosso corpo, responsável por proporcionar os movimentos de vai e volta, abre e fecha da boca e ligar a mandíbula com o crânio.
Um simples problema na ATM pode nos atrapalhar ou impedir de rir, comer, falar e bocejar, todos, atos fundamentais na nossa rotina.
Deve se estar muito atento ao bruxismo infantil, pois, ao levar esse hábito dá infância até a vida adulta o paciente corre sérios riscos de desenvolver uma DTM.
Acompanhe a experiência da nossa paciente Marília. Sofria com os sintomas da DTM por anos pela falta de conhecimento, no entanto, em apenas uma consulta na nossa clínica, pode descobrir a doença.
Afinal, o que pode causar o bruxismo infantil?
A doença pode se desenvolver devido a fatores neurológicos, genéticos e respiratórios. Além disso, é comum que alcoólatras, fumantes e usuários de drogas também sofram desse distúrbio, devido ao efeito das substâncias em seu corpo.
É muito importante que os pais fiquem atentos 24hrs, há a possibilidade do seu filho estar se estressando ou ficando ansioso por causa de problemas e casa. Brigas, discussões ou qualquer atitude que possa mexer com o emocional da criança deve ser evitada, pois, o estresse e a ansiedade são grandes impulsionadores do bruxismo.
Atente-se se o seu filho tem um temperamento raivoso ou agressivo, tal condição pode gerar a doença e se não for tratada desde cedo, a chance de problemas graves no futuro são grandes.
Caso essa não seja a situação, deve ser observado se esse não é um hábito passado de geração em geração, pois, o bruxismo também pode ter sido impulsionado por uma característica genética.
Tratamento
Para amenizar as dores e prevenir problemas maiores, o bruxismo pode ser tratado de três maneiras diferentes (ou em conjunto se necessário). Um dos caminhos para o tratamento da doença, é o uso de uma placa feita de acrílico para a proteção dos dentes à noite. Ela impede que os dentes entrem em contato, evitando dores e desgastes dentários. Com isso, as dores de cabeça e na mandíbula são amenizadas.
Outra forma encontrada para neutralizar os efeitos do bruxismo, é aplicar água morna por 15 minutos na região dolorida e realizar massagens que ajudam a reduzir o estresse e ansiedade – tudo isso antes de dormir.
Em casos mais avançados, onde fica em risco o funcionamento da ATM, pode ser necessário o uso de relaxantes musculares. Já em situações mais críticas, pode ser requerida a injeção de toxina botulínica, capaz de inibir a contração muscular parcial. Acompanhe o vídeo a seguir para entender mais:
Quem somos?
Erica Jin - Doctoralia.com.brComentários
clinicajin
05/01/2024SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera
Lindynês Leite Peres
05/01/2024Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.
Aniclecia Bernardo Souza
26/02/2023Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor
Erica Alice
08/12/2022Polana Caniço A
Eliana Porto silva
25/01/2022Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto
Angela Gonsalves Feitosa
06/12/2021Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso