Bruxismo: o que preciso saber?
dezembro 27, 2021Muitos de nós, tem o péssimo hábito de morder ou ranger os dentes, contraindo os músculos da mandíbula. Geralmente, esse ato involuntário pode estar relacionado ao bruxismo. Segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% dos brasileiros sofrem de bruxismo. Aliás, em sua maioria, são mulheres.
Podendo estar ligado a problemas psicológicos como estresse, ansiedade e depressão, esse distúrbio fica ainda mais forte a noite. Assim, é comum que ele também cause dores de cabeça ao acordar.
Causas do bruxismo
Ao percebermos esse costume em nós mesmos, podemos considerar isso algo irrelevante. Ou pelo menos que não apresenta graves riscos à saúde. Mas, não é bem assim. Se você já notou que tem esse hábito, preste atenção se sua rotina não anda te estressando, deprimindo, desgastando ou te deixando ansioso. Todos esses aspectos podem gerar o bruxismo. A doença pode se desenvolver devido a fatores neurológicos, genéticos e respiratórios. Além disso, é comum que alcoólatras, fumantes e usuários de drogas também sofram desse distúrbio, devido ao efeito das substâncias em seu corpo.
Sintomas
Acordar com os músculos do rosto doloridos pode ser um indício de bruxismo. Contudo, para ter certeza, é necessário conhecer os outros sintomas. Por isso, listamos 5 sintomas que o bruxismo apresenta.
– Dentes com a superfície desgastada;
– Dores de cabeça ao acordar;
– Amolecimento dos dentes;
– Dores nas articulações da mandíbula;
– Cansaço durante o dia, pois o bruxismo noturno diminui a qualidade de sono;
Se você se encontra com pelo menos 3 desses sintomas, recomenda-se que procure um especialista para o tratamento. E isso se deve, não somente ao bruxismo por si só, mas porque ele também pode acarretar em uma disfunção na ATM – articulação responsável por ligar a mandíbula ao resto do crânio.
Tratamento
Para amenizar as dores e prevenir problemas maiores, o bruxismo pode ser tratado de três maneiras diferentes (ou em conjunto se necessário). Um dos caminhos para o tratamento da doença, é o uso de uma placa feita de acrílico para a proteção dos dentes à noite. Ela impede que os dentes entrem em contato, evitando dores e desgastes dentários. Com isso, as dores de cabeça e na mandíbula são amenizadas.
Outra forma encontrada para neutralizar os efeitos do bruxismo, é aplicar água morna por 15 minutos na região dolorida e realizar massagens que ajudam a reduzir o estresse e ansiedade – tudo isso antes de dormir.
Em casos mais avançados, onde fica em risco o funcionamento da ATM, pode ser necessário o uso de relaxantes musculares. Já em situações mais críticas, pode ser requerida a injeção de toxina botulínica, capaz de inibir a contração muscular parcial. Acompanhe o vídeo a seguir para entender mais:
Quem somos?
Comentários
clinicajin
05/01/2024SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera
Lindynês Leite Peres
05/01/2024Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.
Aniclecia Bernardo Souza
26/02/2023Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor
Erica Alice
08/12/2022Polana Caniço A
Eliana Porto silva
25/01/2022Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto
Angela Gonsalves Feitosa
06/12/2021Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso