Câncer de boca: sintomas, causas e tratamento

dezembro 9, 2021

O câncer de boca é considerado o 5º tumor mais comum na população brasileira. Segundo o INCA, só em 2020 apresentaram-se 15.190 casos, nos quais 11.180 foram diagnosticados em homens, e 4.010 em mulheres. Já em 2019, 6.605 morreram de câncer, sendo 5.120 homens e 1.485 mulheres. De fato, o câncer de boca acaba atingindo mais os homens do que as mulheres e, na maioria das vezes, é diagnosticado tardiamente.

Dra. Camila Esteves explicando um pouco mais sobre Estomatologia e a sua importância nos nossos dias

Basicamente, o câncer de boca gira em torno de duas causas principais: tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcóolicas. Além disso, visto a associação com o câncer de lábio, a exposição ao sol, falta de higiene bucal e falta de vitaminas e minerais na alimentação também potencializam os riscos.

Os principais sintomas para a doença são: feridas, manchas vermelhas ou brancas, nódulos e rouquidão persistente. Em casos mais graves, é possível que o indivíduo também sofra de dificuldades para mastigar, engolir e falar, além de dificuldades para movimentar a língua e a sensação de algo preso em sua garganta.

*Atenção: caso você tenha alguma lesão em sua boca que não desapareça há mais de 21 dias, procure um profissional da saúde.

Detecção precoce, diagnóstico e prevenção

O câncer de boca tem cura quando avaliado em sua fase inicial. Após a confirmação do diagnóstico, o paciente deverá ser direcionado ao profissional médico, a fim de que se faça a cirurgia. Infelizmente, o cenário brasileiro conta com inúmeros diagnósticos tardios demais para a cura da doença. Sendo assim, reforçamos a importância de se manter alerta a quaisquer tipos de alteração na boca. Mudanças de cor, manchas, lesões, ou até mesmo aftas que não desaparecem há mais de 15 dias são sinais de que o indivíduo precisa procurar um profissional. Agora, como se realiza o diagnóstico para o câncer de boca? Tal é realizado pelo cirurgião dentista através das biópsias e auxílio de alguns exames que podem complementar o diagnóstico, como a tomografia computadorizada.

Quando diagnosticado inicialmente e tratado da maneira adequada, as chances de cura para o câncer de boca são bem altas. Mas como tudo na vida, melhor do que curar é se prevenir.

Como posso me prevenir do câncer de boca? Além de se fazer atento aos sintomas aqui explanados, busque:

  • Não fumar
  • Não consumir bebidas alcóolicas excessivamente
  • Se proteger dos raios solares
  • Ter uma alimentação rica em vitaminas e minerais
  • Realizar autoexames
  • Consultar o dentista regularmente

Clínica Jin – quem somos?

Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

Sair da versão mobile