Qual profissional cuida da DTM

dezembro 8, 2021

A DTM é uma condição que tem afetado a vida de muitas pessoas. Após o início da pandemia, os casos só aumentaram, mas poucos ainda tem conhecimento sobre a mesma. Afinal de contas, o que é essa DTM? Tendo em vista que essa é uma disfunção que muitos tem, mas poucos conhecem, iremos explora-la junto com vocês.

O que é DTM?

DTM é uma sigla para Disfunção Temporomandibular. Sendo uma especialidade de um profissional dentista, ela é uma disfunção de uma articulação denominada ATM. E qual a importância dessa articulação? Primeiramente, ela é considerada uma das estruturas mais complexas do corpo humano. Sendo assim, sua disfunção pode causar uma série de outros problemas, inclusive em outras regiões do seu corpo. Bom, a ATM é a articulação que conecta sua mandíbula ao crânio. Dessa forma, ela é também responsável por todos os movimentos da sua boca. Cada falar, mastigar, bocejar e abrir e fechar da boca são realizados por ela. Apenas com essas informações, já é possível entender seu grande papel nas nossas vidas, certo? Agora, quando a articulação não está bem posicionada ou se encontra lesionada, possivelmente apresenta-se um diagnóstico de DTM.

Em outras palavras, a DTM nada mais é do que um mau funcionamento da ATM. Visto isso, os principais sintomas da disfunção são: estalos na mandíbula, dores de cabeça, enxaqueca, dor no ouvido, zumbidos e dor no pescoço. Por vezes, algumas pessoas também sofrem de dor atrás dos olhos e sentem que os movimentos de sua boca estão mais limitados. Tudo isso, de fato, afeta na qualidade de vida do indivíduo, sendo necessário um tratamento o quanto antes.

Qual profissional cuida da DTM?

Se sofremos de dor no coração, vamos ao cardiologista. Se temos pele sensível, vamos ao dermatologista. E da mesma maneira, a DTM necessita de um especialista na área. A Disfunção Temporomandibular é uma especialidade da Odontologia. Sendo assim, é necessário que se procure um dentista especializado em DTM. Ele irá realizar um diagnóstico para avaliar o seu caso, através de exames como tomografia, ressonância magnética e entre outros.

Algumas pessoas ficam confusas se devem procurar por um especialista de DTM ou um cirurgião bucomaxilofacial. Afinal, este último também é responsável por cirurgias na ATM. Contudo, antes que se tome a decisão de realizar uma cirurgia, é recomendável que se passe primeiramente com a especialista na área. Assim, o paciente terá melhor compreensão do seu quadro, seus níveis de dor e os motivos pelos quais sente tais dores. Além do mais, não são todos os casos que devem ser direcionados para uma cirurgia. Na maioria das vezes, o uso da placa miorrelaxante já é o suficiente para amenizar os sintomas. Em outros, é possível até que o paciente seja direcionado para a Ortodontia, devido a má oclusão que tem tensionado os músculos da pessoa, gerando DTM. Dessa forma, entender o contexto em que se encontra é essencial para que haja um plano de tratamento ainda mais assertivo.

Por último, o profissional dentista, após avaliar o caso, pode trabalhar em conjunto com profissionais de outras áreas. A depender do caso, temos pessoas já vêm com a boca totalmente travada e com as dores espalhadas em outras regiões do corpo. Sendo assim, o trabalho em conjunto com fisioterapeutas e psicólogos também podem fazer parte na entrega de solução.

Quais são as causas da DTM?

As causas são diversas. Na verdade, a DTM é uma doença multifatorial. Sendo assim, pode ser causada por fatores hormonais, alimentares, genéticos ou até mesmo psicológicos. Nesse último caso, a DTM também é chamada de doença psicossomática. Isso significa que ela traz reflexos no corpo físico devido a uma desordem emocional. Quem nunca sofreu de dores de cabeça devido a muito estresse ou ansiedade? Com a DTM é a mesma coisa.

Quanto mais tensionados, estressados e ansiosos, provavelmente a pessoa sofrerá de apertamento nos dentes.

Falta de dente pode levar a pessoa a pressionar ainda mais sua ATM. Isso também desgasta, podendo resultar em DTM.

Apneia e DTM – uma mandíbula não muito bem posicionada pode obstruir ainda mais as vias aéreas enquanto a pessoa dorme, dificultando a respiração.

Por fim, um problema ortodôntico também pode trazer complicações para a DTM, e por aí vai. As causas são inúmeras. De qualquer maneira, é imprescindível que as pessoas cuidem do seu corpo e mente todos os dias, evitando agravar os sintomas.

Clínica Jin – quem somos?

Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

Sair da versão mobile