Gengivoplastia
A gengivoplastia permite remodelar o formato ou o tamanho da gengiva para fins estéticos. Neste procedimento, o tecido gengival é manipulado pelo cirurgião dentista para deixar o sorriso mais harmonioso.
A gengivoplastia deve ser realizada pelo especialista em periodontia. Isso porque o procedimento não pode colocar em risco os tecidos que sustentam o dente.
O que caracteriza um sorriso harmonioso?
Não é exagero dizer que um sorriso esteticamente bonito é capaz de mudar um rosto. Muitas pessoas se sentem inseguras de sorrir e passam a vida se escondendo de câmeras fotográficas. Essa insegurança pode afetar a qualidade de vida e atrapalhar o indivíduo em sua vida social, profissional e afetiva. Porém, isso não precisa ser assim. Graças às novas técnicas da odontologia é possível remodelar o sorriso para deixá-lo muito mais estético. Para isso, o dentista precisa avaliar alguns pontos.
Um sorriso perfeito deve levar em conta a exposição adequada da gengiva e o alinhamento dos dentes. Além disso, a simetria do sorriso também é levada em conta. Ou seja, é preciso avaliar se o rosto possui um formato oval, redondo, estreito, etc. A partir disso, é possível elaborar um plano de tratamento que leve em conta toda a harmonia dento-facial.
Para quem é indicada a gengivoplastia?
A gengivoplastia geralmente é indicada para pessoas que expõem mais de 2 mm a gengiva ao sorrir. Neste caso, a gengiva aparece mais do que os dentes, o que pode gerar insatisfação e baixa autoestima. Esta exposição excessiva caracteriza o chamado sorriso gengival, bastante comum em mulheres.
Para realizar o procedimento o periodontista remove parte do tecido gengival com anestesia. Com isso, diminui-se o tamanho da gengiva ou o seu formato, de modo que sua exposição fique mais harmoniosa.
Vale lembrar que antes da realização de qualquer procedimento estético a saúde bucal deve estar em perfeitas condições. Por isso, o dentista deve realizar o tratamento de cáries, gengivites, periodontites e qualquer tipo de inflamação antes da cirurgia.
Cuidados importantes com a gengivoplastia
A gengivoplastia é uma técnica muito útil quando bem aplicada. No entanto, um trabalho incorreto pode prejudicar ainda mais a vida do paciente. Um dos cuidados mais importantes que o dentista deve tomar é realizar uma cirurgia sem prejudicar os tecidos que sustentam o dente. A gengiva faz parte desta estrutura de suporte. Por isso, qualquer intervenção nessa região deve ser feita com bastante técnica.
Além disso, a cirurgia deve ter como objetivo deixar o sorriso harmonioso, mas sem exageros. A cirurgia precisa remodelar a gengiva de modo que o resultado fique compatível com a fisionomia do rosto. Um procedimento mal elaborado pode fazer com que o paciente fique ainda mais insatisfeito do que antes. Por isso, procure por uma clínica de confiança antes de realizar este tipo de intervenção.
**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.