Clinica Jin - Cárie

Cárie

SAIBA MAIS SOBRE DENTÍSTICA

A cárie é uma doença que causa a desmineralização do esmalte, camada externa e branca que recobre o dente. Isso ocorre por conta da ação de uma bactéria que lesiona o esmalte dentário provocando uma queda nos seus minerais, como o cálcio, por exemplo. A cárie causa sérios danos à estrutura dentária. Tudo porque o esmalte é um grande protetor dos dentes. Por ter uma estrutura rígida ele protege as camadas internas mais frágeis como a dentina e a polpa. Por isso, um desgaste no esmalte faz com que o dente se torne mais vulnerável.

As causas da cárie dentária

A cárie dentária surge quando há um desequilíbrio nas bactérias presentes na cavidade bucal. Estas bactérias ficam naturalmente na nossa saliva e não causam danos ao organismo. No entanto, quando seu crescimento é além do normal, pode dar origem à placa bacteriana. Essa placa, por sua vez, pode gerar a cárie dentária e iniciar a destruição do esmalte. Tudo isso ocorre principalmente por conta de três fatores:

* Alimentação inadequada com alta ingestão de açúcares e carboidratos fermentáveis;

* Escovação incorreta ou falta de higienização bucal periódica;

* Problemas relacionados ao metabolismo.

Estes fatores aumentam os riscos de desenvolvimento da cárie dentária. O principal motivo é que as bactérias se alimentam de restos de comida presentes na nossa boca. No entanto, não podemos dizer que há uma única causa para o problema. Esta é uma doença multifatorial e afeta mais alguns indivíduos do que outros. Por isso, é importante consultar um dentista para identificar qual é a sua causa.

Tratamento da cárie dentária

A cárie dentária pode ser eliminada com um tratamento simples de restauração. Em seu estágio inicial o dentista pode remover a placa bacteriana e instruir o paciente a fazer a higienização de forma correta. No entanto, quando já atingiu certa profundidade o tratamento de canal pode ser necessário.

O tratamento de canal, portanto, é necessário quando a doença já atingiu a parte interna do dente, conhecida como polpa. Neste caso, o dentista deve remover a polpa para conseguir tirar as bactérias. Após isso, ele realiza a obturação do dente, finalizando com uma coroa para dar o acabamento.

Quando atinge a polpa a cárie pode causar bastante dor. Isso porque esta região é cheia de nervos sensíveis. Se a doença não for tratada pode causar sérios danos à estrutura dentária. Por isso, aos primeiros sintomas de cárie é muito importante procurar um dentista.

Como identificar a doença

Geralmente, a bactéria está presente quando o dente apresenta alguns pontinhos pretos ou manchas em suas fissuras. O paciente também pode sentir dor de dente e sensibilidade. Porém, às vezes a doença é silenciosa e não causa nenhum sintoma aparente.

A melhor forma de evitar a cárie dentária é a prevenção. O acompanhamento com o dentista a cada seis meses ajuda a reduzir as chances de desenvolver a doença. A cárie dentária não tratada pode levar até mesmo à perda do dente. Por isso, não deixe de procurar ajuda aos primeiros sinais do problema. Agende uma consulta com os dentistas da Clínica Jin!

**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Experiências

DR. RAFAEL NUNES